Adeus definitivo ao Carnaval 2012 foi em ritmo de folia
Adeus definitivo ao Carnaval 2012 foi em ritmo de folia
Tudo que é bom tem que acabar e com o Carnaval não poderia ser diferente. Neste domingo, a ressaca da folia terminou, mas isso não quer dizer que os cariocas e os turistas não se esbaldaram. E haja disposição para tudo. Foram 14 blocos espalhados pela cidade, um público de cerca de 540 mil pessoas e 638 banheiros químicos disponibilizados.
Logo de manhã, a folia já começou em ritmo acelerado. Tudo isso porque o Monobloco arrastou 500 mil foliões para a Avenida Rio Branco, às 9h. Assim como no desfile do Cordão do Bola Preta e do Bloco da Preta, o centro financeiro da cidade ficou pequeno com tantos foliões.
O grupo, liderado por Pedro Luís cantou diversos sucessos da MPB, mas o clima esquentou mesmo quando a bateria mudou de ritmo e começou a tocar funk. O centro financeiro do Rio virou um verdadeiro baile. A bateria do Monobloco, com 170 batuqueiros deu show. Mas, quem via o maestro Celso Alvim regendo os músicos no entre meio milhão de pessoas não imaginava o trabalho que foi feito para tudo sair perfeito.
– Agora, é só dar os últimos retoques. Isso está sendo organizado desde maio, na oficina do Monobloco, disse Celso, um pouco antes de fazer sinal para que a batucada começasse, às 9h.
Apesar do calor e da quantidade de gente na avenida, o desfile ocorreu sem problemas. Guardas Municipais e Policiais Militares cuidaram da segurança dos foliões. Para ninguém perder tempo e deixar o bloco passar, 486 banheiros químicos e 12 contêineres foram instalados por toda a Rio Branco e ruas adjacentes. O Zeppelin da Prefeitura sobrevoou a avenida.
Durante o desfile, o Monobloco homenageou o cantor Caetano Veloso, que faz 70 anos em 2012, e o cantor Wando, que morreu neste ano. O Monobloco se despediu dos foliões e encerrou oficialmente o Carnaval deste ano com um medley de músicas de Jorge Bem Jor. Depois de pularem ao som de País Tropical, os foliões já devem estar esperando os blocos de Carnaval de 2013.
Galinha do Meio-Dia
No Leblon, o Galinha do Meio-Dia fez a festa de 2.5 mil foliões na Avenida Delfim Moreira, no Leblon. A banda seguiu para Ipanema e fez homenagem ao Wando, tocando Fogo e Paixão, além de músicas do Bola Preta e Xuxa, colocando todo mundo para dançar Ilariê.
Veja a programação completa dos blocos que desfilaram neste domingo:
Tô no Recreio: Avenida Lúcio Costa, Recreio, às 16h.
Monobloco: Avenida Rio Branco, às 9h.
Bloco Cultural 7 de Paus: Boulevard 28 de setembro, em Vila Isabel, às 19h.
Boka de Espuma: rua Marquês de Olinda, Botafogo, às 16h.
Broxadão a hora é essa: Av. Atlântica, em Copacabana, às 14h.
Fofoqueiros de Plantão: Rua Jardim Botânico, no Jardim Botânico, às 11h.
Galinha do Meio-Dia: Avenida Delfim Moreira, no Leblon, às 16h.
Quem vai, vai, quem não vai, não cagueta: Praça Jerusalém, no Jardim Guanabara, às 17h.
União dos Blocos da Ilha do Governador: Praça Iaiá Garcia, Ribeira, às 17h.
Bloco da vaca de Braz de Pina: Praça Arapogi, Braz de Pina, às 19h.
Balaco Bloco: Rua Alfredo de Souza Mendes, em Pilares, às 17h.
Furukuteu: Rua Francisco Bernardino, no Riachuelo, às 17h.
Fanfarani: Praça Chaim Weisman, em Botafogo, às 16h.
Conjunto Habitacional Barangal: Avenida Vieira Souto, em Ipanema, às 12h.
Para mais informações sobre todos os blocos que desfilam pela cidade, acesse o site www.rioguiaoficial.com.br/carnaval/blocosderua a nossa página no Facebook (www.facebook.com/riodejaneiroguiaoficial) ou o nosso Twitter (@riotur). Fotos no WWW.flickr.com/riotur
—
Mauro Touguinhó
Assessor de Comunicação Social
Secretaria Especial de Turismo do Rio de Janeiro / RioTur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro)