28 de dezembro de 2012 – Evento de Fundação do Movimento Cultural “ Mulheres de Zé ” na Lapa

page

Movimento Cultural Mulheres de Zé reúne mulheres que nasceram, cresceram e vivem a cultura popular com o samba e as raízes negras. O grupo é formado por nomes do Rio de Janeiro e São Paulo que “ juntas” buscam o empreendedorismo na expressão da arte, focado principalmente na manutenção, resgate e destaque para a história do samba, com a memória, vivências e resgate de passagens marcantes e transformadoras no berço do samba, que pede-se a genuína malemolência da malandragem carioca.

Artistas, gestores do samba e da cultura negra nas cidades co-produtoras de composições, tendências e gêneros, como é o Rio e São Paulo – estão mobilizadas com dezenas de adeptos para o primeiro evento.

“ Mulheres de Zé” lança no dia 28 de dezembro de 2012 ( sexta-feira) a partir das 17h no Varanda da Lapa, Rua da Ladeira,06 – Lapa, este movimento cultural  com muita exaltação.

Nesta data ( 28 de dezembro) os convidados acompanharão a palestra de: Licia Maria Caniné, a Ruçaex-presidente da Unidos de Vila Isabel, campeã com o enredo Kizomba a festa da raça! Ruça é profunda conhecedora da cultura negra, da história do samba, da música brasileira e da figura em questão, o malandro.

Nesta oportunidade Licia Maria Caniné vai expor sobre a cultura negra e toda influencia negra nas artes, com foco na música e na espiritualidade na figura empírica do Malandro, arquétipo símbolo do carnaval carioca e inspiração deste projeto.

Integrantes do Movimento Cultural Mulheres de Zé, as cantoras: Juliana Ferreirah, Aninha Portal, Valeria Lima,  Lu Fogaça,  e o cantor da malandragem Marcelo Negrão farão as  apresentações musicais que contará também com o Grupo Karas do Brasil e a participação do cantor Marcelo Guimarães.

Ainda no lançamento do “ Mulheres de Zé”a comunicação por artes plásticas estará em destaque. O público será convidado para acompanhar os quadros e as ilustrações assinadas por André Cezari, integrante da comissão de carnaval da Beija-flor de Nilópolis e carnavalesco na Dragões da Real, em São Paulo. A exposição vai evidenciar a figura do Malandro na coleção  de ilustrações  .

Neste lançamento não poderia faltar sabor e temperos da cultura e os quitutes que serão preparados pela culinarista Geórgia Gomes, conhecida como Geórgia Bobozeira.

O Movimento Cultural Mulheres de Zé conta com uma diretoria respeitável, e entre eles estão: Luis Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla – Diretor Geral de Carnaval da Beija-flor de Nilópolis, Produtor Musical, lenda viva do carnavalbrasileiro e Miro Lopes – jornalista, conselheiro da ABI, diretor de atividades culturais Pequena Africa, além de Sidney Machado, o Chopp – profundo conhecedor de carnaval, mestre no quesito Harmonia, entre tantos outros.

Para idealizadora do movimento “ Mulheres de Zé”, Nayra Cezari  a evolução e aceitação do projeto de exaltação a cultura negra foi uma demonstração de  como os agentes e promovedores de qualidade e inclusões em comunicação buscam praticar.

Nayra Cezari ressalta que já é expressivo o número de adeptos e incentivadores da proposta. “O Mulheres de Zé é um propagador de cultura, envolvendo todo tipo de arte, música, dança, artes plásticas, gastronomia, além das palestras e uma conversa afinada com pesquisadores, doutores e amantes da cultura negra. Pontuando a espiritualidade de tudo que envolve a cultura negra e em particular o samba e suas origens temos a figura emblemática do Malandro, símbolo da boemia, como ícone e inspiração desta ideia. ” completa a idealizadora Nayra Cezari.

Serviço:  “ Mulheres de Zé “ movimento cultural

Dia 28 de dezembro ( sexta-feira)

Local: Varanda da Lapa

Endereço: Rua da Ladeira, nº06, Lapa – RJ.

Horário:  17h as 00:00

Somente para convidados

Programação

Abertura: Apresentação do Projeto – Dança e Moção de Aplausos a Malandragem

Palestra:  Cultura negra contribuição e construção de um povo, o malandro Zé Pilintra, o samba expoente da cultura negra intercâmbio Brasil x Angola.

Palestrante: Licia Maria Caniné, a Ruçaex-presidente da Unidos de Vila Isabel

Apresentações Musicais:

•      Samba de Malandro com Marcelo Negrão

•      Elas cantam para Ele : Juliana Ferrerirah, Aninha Portal, Valeria Lima, Monika Moretti, Lu Fogaça,

•      Grupo Karas do  Brasil e participação  do cantor e compositor Marcelo Guimarães.

Exposição: As Cartas do Jogo, de André Cezari – ilustrações nanquim  e aquarela.

Gastronomia: Comida de Boteco, por Geórgia  Gomes

Contato

e-mail: toquedemidia@gmail.com

Telefone: 77564043 Nayra / 77568599 André / 78299671 Fabio

 www.mulheresdeze.com.br

http://www.facebook.com/#!/MulheresdeZe

Deixe um comentário