PARA MATAR A SAUDADE: NESTE DOMINGO TEM FEIRA DAS YÁBAS. MARQUINHOS DE OSWALDO CRUZ RECEBE A CANTORA ANA COSTA

MARQUINHOSOSWALDOCRUZ

Abertura do evento é com o Grupo Jaqueira

Para quem estava com saudades, neste domingo, 13 de Janeiro, às 13h, na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz, tem a maior encontro de gastronomia a céu aberto do mundo. A Feira das Yabás. Em sua décima edição, Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe a cantora Ana Costa. A abertura da festa fica a cargo do Grupo Jaqueira que toca muito samba de raiz.

O evento deverá reunir um público superior a 10 mil pessoas no fim de semana, que cantam,comem e se divertem ao som do samba de raiz.

Idealizada por Marquinhos de Oswaldo Cruz, a feira é um sucesso desde sua inauguração, no dia 25 de março do ano passado, combinando gastronomia afro-brasileira e muita música de graça.

A cada edição o evento movimenta economicamente, social e culturalmente o bairro de Oswaldo Cruz, pois traz entretenimento para uma comunidade carente de opções culturais gratuitas. São 16 barracas, comandadas pelas matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região, que apresentam suas delícias e não deixam a culinária negra carioca cair no esquecimento.

É claro que a Velha Guarda da Portela não poderia ficar de fora: entre outras barraqueiras, Tia Surica oferece mocotó e aipim com carne-seca; Neide Santana serve feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo. Dona Neném, a mais velha das tias (que completou 87 anos no dia 19 de março) prepara rabada com batata, angu e bolinho de abóbora recheado com carne-seca.

Na barraca da Jane Carla é vendido cozido de peixe e frutos do mar; a Romana vai de jabá e caldos de mocotó, feijão e ervilha; bobó de camarão é o prato da Jussara; Selma Candeia oferece abóbora com carne seca; a iguaria peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz é responsabilidade da Tia Nira; Tia Edith apresenta macarrão com carne assada; Vera Caju mostra o seu cozido, camarão frito e caldo de abóbora; Rose coloca a deliciosa galinha com quiabo e Jane Pereira mostra o jiló frito, caldos e canjas. Rosângela Maria leva a tripa lombeira e bolinho de bacalhau pra feira, Marlene apresenta roupa velha e feijoada, os doces da Vera de Jesus e Tia Natércia e Sueli vão de vaca atolada, bolo de aipim e carne com aipim.

As rodas de samba são comandadas por Marquinhos de Oswaldo Cruz e trazem um ou mais convidados por edição. Desta vez, o show será da cantora Ana Costa.

Para Marquinhos, a feira tem um significado especial:

“Traz a lembrança de todo o aprendizado sobre música que tive nos quintais das mulheres de Oswaldo Cruz. No meu caso, na casa da Tia Doca e da Tia Surica, que se sempre tinha comida embalada pelo samba”, revela Marquinhos.

*Iabá, Yabá ou Iyabá , cujo o termo quer dizer Mãe Rainha, é o termo dado aos orixás femininos, Yemanjá e Oxum, mas no Brasil esse termo é utilizado para definir todos os orixás femininos em geral”

 

 

Serviço/ Feira das Yabás:

Décima edição: 13 de Janeiro de 2013 (domingo)
Participações:

Horário: 13h
Endereço: Praça Paulo da Portela s/n- Ao lado da sede da Portelinha- Oswaldo Cruz

Referência: 29ª Delegacia

Oswaldo Cruz
Entrada franca.

Classificação: Livre

 



Enildo do Rosário( Viola)
Assessoria de Imprensa e Divulgação.
Celular: (21) 9924-3599 / 8530-1395
Nextel: (21) 7842-7972
ID: 24*30323
e-mail:violaassessordeimprensa@gmail.com
Twitter:
www.twitter.com/violaassessor
Msn: 
enildo.rosario@gmail.com
Facebook : Enildo do Rosário
Orkut: Enildo do Rosário Viola

Skype: Violaassessor1

Deixe um comentário