“ABC DA CAPOEIRA PARA CRIANÇAS” será lançado QUADRA DA G.R.E.S. MOCIDADE UNIDA DO SANTA MARTA, neste sábado, 10 de Agosto de 2013.
“ABC DA CAPOEIRA PARA CRIANÇAS” será lançado QUADRA DA G.R.E.S. MOCIDADE UNIDA DO SANTA MARTA, neste sábado, 10 de Agosto de 2013.
Fruto de uma parceria entre o escritor carioca Victor Alvim, o Lobisomem e o ilustrador português Rui Apolinário, o livro infantil “ABC DA CAPOEIRA PARA CRIANÇAS” tem linguagem simples, nomes de golpes, movimentos, importantes mestres, instrumentos musicais e suas funções, lutas africanas que originaram a capoeira, além de noções de cidadania, respeito à natureza, aos professores e amigos, são alguns dos elementos deste livro. Durante o evento, Victor Alvim estará autografando os exemplares do livro, que estarão à venda no local.
A programação terá ainda apresentações folclóricas de Maculelê, Jongo e Samba de Roda com as crianças do projeto, além de batizado e troca de graduações, entre outras atividades.
O evento faz parte das comemorações dos 20 anos do trabalho social realizado no Santa Marta pelos professores de capoeira Anderson Bacurau, Chá Preto e Alex Sil. Atualmente os dois primeiros ministram suas aulas na Espanha e Portugal, deixando a continuidade do trabalho no morro Santa Marta aos cuidados do instrutor Alex Sil.
Na literatura de cordel brasileira, os “ABCs” são poemas onde cada estrofe se inicia com uma letra do alfabeto de forma sequencial. De A a Z.
Neste livro, “ABC da CAPOEIRA Para Crianças ” o autor apresenta, também neste formato, um poema em que procura citar, comentar e explicar, alguns dos mais importantes fundamentos e aspectos da arte capoeira.
A capoeira é uma arte brasileira que atualmente é praticada em mais de 100 países de todos os continentes. É um valioso instrumento de educação, utilizado em grande parte das escolas, universidades e projetos sociais do país. Costuma dizer-se que é uma “arte que engloba várias artes”, pois trabalha musicalidade, coordenação motora, história do Brasil, defesa pessoal, atividade física e mental entre dezenas de outras qualidades. O capoeirista toca, canta, compõe, joga, luta, interpreta, dança, confecciona instrumentos.
A CAPOEIRA foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO BRASIL.
Os autores:
Victor Alvim I. Garcia nasceu no Rio de Janeiro. Iniciou-se na capoeira há mais de duas décadas nas aulas ministradas por Mestre Camisa no bairro de Laranjeiras, onde recebeu o apelido de “Lobisomem”. Membro da ABADÁ-CAPOEIRA, já ministrou aulas de capoeira em creches, escolas públicas e particulares, comunidades e projetos sociais entre outros. Compositor e cantador, depois de participar de diversos cds, em 2009 gravou seu primeiro cd solo intitulado “Capoeira Popular Brasileira”. Poeta popular, autor de dezenas de títulos, em 2007 foi eleito membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.
Rui Apolinário nasceu em Cascais, Portugal. Decidiu iniciar-se na capoeira após uma estadia em Porto Seguro onde assistiu a uma demonstração. É designer e ilustrador. Já ilustrou diversos livros infantis e aplicações multimídia.
Serviço:
Data: 10/08/2013 – Sábado
Horário: 9:30 as 12:30
Local: QUADRA DA G.R.E.S. MOCIDADE UNIDA DO SANTA MARTA
Endereço: Rua Jupira, 72 – Morro Santa Marta – Botafogo
ENTRADA FRANCA
O livro será vendido por R$ 10,00 (dez reais)
Alguns cordéis publicados pelo autor Victor Alvim:
· O Magnífico Encontro de Zeca Pagodinho com a Patota de Cosme& Damião
· A chegada de Bezerra da Silva no céu
· Zumbi dos Palmares e Mestre Bimba em cordel
· Cacique de Ramos em Cordel
-
Carnavalesco André Cezari – Carnaval / Palestras / Oficinas de Arte
-
Movimento Cultural Mulheres de Zé – Exposição Negra Identidade /
-
Cacique de Ramos – Roda de Samba e Partido Alto/ Carnaval de Rua
-
Sublime Relicário da Lapa – Casa de Cultura e shows
-
Grupo de Samba – Karas do Brasil
-
Cantor: Marcelo Negrão – Samba de Malandro/ Samba de Raiz
-
Cantor: Marcelo Guimarães – Samba / Samba Enredo/ Samba de Raiz
-
Cantora Rose Morena – Pop Rock e MPB
-
E muito mais