PROJETO DANÇANDO PARA NÃO DANÇAR FAZ APRESENTAÇÃO NESTE SÁBADO NO MORRO DO SÃO CARLOS NO ESTÁCIO
Gabriela: Ritmos Amados
50 bailarinos de comunidades cariocas se apresentam gratuitamente em espetáculo baseado na obra de Jorge Amado.
Petrobras e Ministério da Cultura apresentam o espetáculo “Gabriela: Ritmos Amados” do Projeto Dançando Para Não Dançar, no dia 14 de dezembro de 2013, às 18h30 na Praça do Complexo do Morro do São Carlos – Praça Doutor Roberto – Chuverinho. Serão 50 crianças de 17 comunidades cariocas atendidas pelo projeto, que se revezarão no palco durante o espetáculo. A entrada é gratuita
O evento marca a entrada do Projeto Dançando Para Não Dançar, em mais uma comunidade e será uma grande homenagem ao dia nacional do forró, no morro onde morou Gonzaguinha e o pai. – Nesta quinta-feira (13), se comemora os 101 anos do nascimento de Gonzagão e o Dia Nacional do Forró.
“Gabriela: Ritmos Amados” nasce da necessidade de inovar. Pensando nisso, o Dançando Para Não Dançar ousa ao apresentar um espetáculo de balé, a partir da obra de Jorge Amado, com uma opção estética que funde ritmos e linguagens coreográficas clássicas, contemporâneas e populares.
A concepção do trabalho é da bailarina e coordenadora da companhia, Thereza Aguilar e do 1º bailarino do Theatro Municipal e professor do projeto, Paulo Rodrigues. Os bailarinos se inspiraram na obra “Gabriela Cravo e Canela”, de Jorge Amado, buscando adaptar a história de maneira leve para a compreensão do público infantil e de forma a gerar uma identificação dos jovens com a realidade das comunidades onde vivem. De acordo com Thereza Aguilar, o objetivo é: “passar o conceito de que vale a pena amar e sonhar sempre. Por isso, decidimos que todas as meninas seriam ‘Gabrielas’. Não haveria uma, mas várias.” Thereza destaca ainda a participação das jovens alunas e monitoras do projeto, que assinam junto as coreografias. “Elas criaram junto com os professores. Pra mim é gratificante ver como as meninas responderam bem a proposta de mudança e encamparam uma linguagem diferente.”
A trilha sonora, composta pelo arranjador e pianista Leandro Braga, especialmente para a o espetáculo, faz a fusão entre a música eletrônica e a orquestra.
Atualmente, o Dançando atua em dezessete comunidades: 01- Pavão-Pavãozinho, 02- Cantagalo, 03- Rocinha, 04- Mangueira, 05- Chapéu Mangueira, 06- Babilônia, 07- Morro dos Macacos, 08- Morro do Jacarezinho, 09- Morro da Mineira 10- Salgueiro, 11- Santa Marta, 12-São Carlos, 13- Morro do Borel, 14-Japeri, 15-Cruzada, 16-Telégrafo e 17-Cerro Corá, atendendo a cerca de 1.400 crianças e adolescentes de 05 e 19 anos.
Em 2013, o projeto passou a atuar, em Japeri, na Baixada Fluminense, e no Morro do Telégrafo, onde atua com a pré-escola para trabalhar com as crianças na sua primeira formação. O projeto atualmente atende um total de 1. 425 alunos.
Parcerias – O projeto “Dançando Para Não Dançar” é patrocinado pela Petrobras, desde 1997, através da Lei de Incentivo à Cultura – Governo Federal – País Rico é País sem Pobreza. Conta com as parcerias da Faperj, Vídeo Filmes, Governo do Estado do Rio de Janeiro – Secretaria de Estado de Cultura, e Programas Ponto de Cultura, Mais Cultura e Cultura Viva.
Também tem parcerias com as Associações de Moradores das comunidades beneficiadas, da Vila Olímpica da Mangueira, dos Cieps Ayrton Senna, Salvador Allende e João Goulart, do Teatro Leblon, do Teatro das Artes, da UniverCidade, do curso de inglês Brasas, do curso de alemão Baukurs, além de convênios mantidos com a Staatliche Ballettschule Berlin e Balé Nacional de Cuba.
Serviço:
Gabriela: Ritmos Amados – Projeto Dançando Para Não Dançar
DIAS: 14 DE DEZEMBRO DE 2013
LOCAL: COMPLEXO DO MORRO DO SÃO CARLOS – CHUVERINHO – CONTATO SAPO 7859-0616
ENDEREÇO: PRAÇA DOUTOR ROBERTO, S/N – CENTRO, RJ
HORÁRIO: 18H30
DURAÇÃO: 1H.
CLASSIFICAÇÃO: LIVRE
ENTRADA: A ENTRADA É FRANCA
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Enildo do Rosário(Viola)- 7842-7972
Ficha técnica:
Direção Geral: Thereza Aguilar – Contato 97527-9000
Direção Artística: Paulo Rodrigues – Contato 99988-6457
Direção Musical e Composição: Leandro Braga
Coreógrafos: Paulo Rodrigues, Luana Nobre, Mayara Alves, Samara Melo, Raisa Gregório e Vanessa Duarte.
Luz: Carlos Laffet E Técnicos de som: Junior Nogueira e Principe
Segue links das peças do espetáculo Gabriela
http://sensorialbr.com/clientes/oglobo/gabriela/retangulo.html
Enildo do Rosário( Viola)
Assessoria de Imprensa e Divulgação.
Celular: (21) 9924-3599 / 8530-1395
Nextel: (21) 7842-7972
ID: 24*30323
e-mail:violaassessordeimprensa@gmail.com
Twitter:www.twitter.com/violaassessor
Msn: enildo.rosario@gmail.com
Facebook : Enildo do Rosário
Orkut: Enildo do Rosário Viola