Quem faz os sapatos das belas da sapucai
De Niterói para os pés das belas e dos belos na Sapucaí
Niteroiense cria modelos de sapatos e botas que fazem a diferença na passarela do samba em pés como os de Viviane Araújo ou Juliana Alves.
Ela tem 28 anos, moradora de Niterói do bairro do Cubango e no carnaval, tem um motivo a mais para se emocionar,quando musas , rainhas de baterias e destaques de várias escolas de samba cruzam a Marquês de Sapucaí. Nos pés de muitas delas ou deles, estão sapatos, sandálias ou botas, criados e confeccionados por essa ex- bancária que aprendeu o ofício de artesã com o pai sapateiro que, hoje chora ao ver as criações da filha nos pés das beldades que desfilam literalmente sem sair do salto.
Nívea Ramos tem o carnaval no sangue, e em 2009 foi à rainha do carnaval de Niterói . Cresceu frequentando os ensaios da escola que da nome ao seu bairro Acadêmicos da Cubando.Mas, foi há sete anos quando ficou desempregada que, descobriu que seu talento estava muito além de contas e extratos bancários.Chamou o pai Carlos Henrique Pereira Ramos 57 anos ,anos conhecido como Brasil ,que criou as filhas junto com a mãe manicure, consertando sapatos, e decidiu que teria seu próprio negócio desenhando e trabalhando para o carnaval.
A partir daí, o talento e a criatividade falaram mais alto e paetês tiras, purpurinas e muito charme se tranformam em verdadeiras joias dos pés . Seus sapatos, botas e sandálias deslizam pela Sapucaí em pés de lindas como Cris Viana, Viviane Araujo, Graciane Barbosa, Juliana Alves muitas outras belas.A cada desfile e passos, um novo suspiro da família Ramos.
“Assim que fiquei desempregada tive a ideia e como cresci vendo meu pai trabalhar resolvi me dedicar a esse tipo de designer. Como adoro carnaval e amo lidar com esse tipo de material , chamei meu pai que tinha mais experiência e unimos tudo” relembra Nívea que hoje tem um atelier no centro do Rio e faz os sapatos sob medida para cada pessoa.
Os detalhes da criação e dos modelos são discutidos com quem encomenda. Em alguns casos, a própria Nívea desenha e confecciona de acordo com o tema e nome da fantasia de musas e musos. Em outros, as próprias escolas já mandam o croqui e ela desenvolve o modelo.
O importante para essa artista é que, fique prontas, lindas e confortáveis a tempo dos deuses e deusas do sambódromo exibirem toda sua beleza e cair no samba e sem sair do salto. Após a quarta-feira de cinzas, Nívea volta ao batente e continua trabalhando com modelos exclusivos feitos sob encomendas também para os meros mortais que não se arriscam em ir para avenida do samba , mas, não dispensam um modelito estiloso e exclusivo nos pés.
Contato dela
Nívea Ramos
77046570
999411081
Liliandayse Marinho