87 blocos enchem as ruas do Rio de alegria nesse sábado de carnaval
A festa mais esperada do ano para cariocas e turistas que escolheram o Rio de Janeiro como destino para o carnaval, chegou a todo vapor. Neste sábado, sairam às ruas 87 blocos levando alegria a diversos bairros da cidade. A folia começou cedo, às 07h, com o Bola Preta colocando o bloco na avenida, literalmente. O Cordão estreou na Av. Presidente Antônio Carlos, por conta das obras na Av. Rio Branco, palco tradicional do desfile, levando 1 milhão de pessoas ao centro do Rio. Destaque também para a Banda de Ipanema que completou 50 anos desfilando no carnaval carioca. O tradicional bloco se apresentou para um público de 90 mil pessoas, saindo da Praça General Osório, em Ipanema, na zona sul da cidade.
O bloco A Favorita levou o funk carioca às ruas de São Conrado, embalados pela participação do Carrossel de Emoções e dos MCs Ludmilla, Marcinho, Leozinho, Andinho, Marcio G e do Bonde do Tigrão. O cordão se apresentou para um público de 50 mil pessoas. Já o Bloco Barbas completou 30 carnavais levando suas cores, o vermelho e o branco, às ruas de Botafogo. Como sempre, o bloco desfilou para 15 mil foliões com irreverentes fantasias espalhadas pela Rua Arnaldo Quintela. Já em Ipanema, o Empolga às 9 conduziu 20 mil foliões pelas ruas de Ipanema.
As ruas estreitas de Santa Teresa abrigaram 12 mil foliões animados pelo Bloco Céu na Terra, há 15 anos desfilando no bairro. O tradicional cordão empolgou os foliões com ritmistas coreografados a cada marchinha de carnaval conduzida pelos instrumentos de sopro e percussão. Na Lapa, o Multibloco, desfilou sob o tema Tropicalismo, adaptado ao ritmo de carnaval. Completando 40 anos de bom humor e boa música, a Banda de Madureira desfilou para 15 mil pessoas na Travessa Almerinda Freitas, em Madureira. Apresentando-se no bairro que é berço do samba, os sambas-enredo e marchinhas não podiam ficar de fora para empolgar os foliões e a madrinha do cordão, Elke Maravilha.
Neste domingo, o Cordão do Boitatá se apresenta cedo, às 07h, no centro. Uma hora depois sai o Bangalafumenga, no Aterro do Flamengo. O Simpatia é quase amor defila a partir das 14h, com concentração na Praça General Osório, em Ipanema. Já a Banda Sá Ferreira se apresenta em Copacabana, às 16h. Madureira recebe o bloco Soul Carioca, às 16h, na Rua Carvalho de Souza. O Primeiro Amor Samba Retrô sai às 11h da Av. Lúcio Costa, em frente a Erico Veríssimo, na Barra. Também na zona oeste, o irreverente Virilha de Minhoca desfila no mesmo horário, em Bangu.
Para acompanhar a cobertura dos blocos, acompanhe nossos perfis nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter. Confira também a nossa página no Flickrcom fotos dos principais blocos da cidade.
—
Ana Cristina Fiedler
Secretaria Especial de Turismo/Riotur
Assessora de Comunicação