7º CARNAVAL DO RIO EM SAN LUIS, ARGENTINA: AMEBRAS JÁ REALIZA OFICINAS NA ARGENTINA E CARNAVALESCOS BRASILEIROS SÃO PARESENTADOS
CARNAVAL DO RIO EM SAN LUIS, EM FEVEREIRO DE 2016
- Cerca de mil pessoas já foram capacitadas por instrutores da entidade
- Na província argentina, carnavalescos brasileiros foram apresentados oficialmente e concurso escolheu croquis de alegorias
As oficinas para a 7º Edição do Carnaval do Rio de Janeiro em San Luis, que acontece nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2016, estão a pleno vapor. Desde julho, os capacitadores da Amebras preparam desfilantes e profissionais para a produção e o desfile do Carnaval 2016. No total, cerca de mil pessoas já foram capacitadas em oficinas de samba, percussão, artesanato, figurinos, mestre-sala, porta-bandeira e baianas, realizadas em várias cidades da província. O evento é uma realização da Gangazumba Produções Artísticas e conta com produção da AMI7 Eventos.
Coordenadora técnica geral do Carnaval do Rio em San Luis e presidente da Amebras, Célia Domingues esteve em San Luis, na Argentina, para supervisão das oficinas e apresentação oficial dos três carnavalescos da próxima temporada: os brasileiros Jorge Caribé, Júnior Pernambucano e Sandro Gomes.
Em 2016, a província de San Luis – no noroeste da Argentina, a 800 km de Buenos Aires – terá duas escolas de samba, com mil componentes cada uma, além da escola de samba mirim, com 700 integrantes. Jorge Caribé será responsável pelas agremiações argentinas, enquanto Júnior Pernambucano e Sandro Gomes estreiam à frente das duas agremiações formadas por sambistas do Rio de Janeiro.
Concurso de croquis de alegorias e visita ao Rio
Durante a permanência do grupo brasileiro em San Luis, aconteceu o concurso para seleção das três alegorias das agremiações argentinas, com a participação da coordenadora Célia Domingues, do diretor artístico Wallace Souza, da comissão de carnaval formada por William Oliveira e Renato Rodrigues, e dos carnavalescos Jorge Caribé, Júnior Pernambucano e Sandro Gomes. A comissão de carnaval apresentou, ainda, os figurinos das fantasias que passarão no Sambódromo de San Luis em fevereiro p
De volta ao Brasil, representantes da Amebras e da Gangazumba receberam as seis ganhadoras do concurso de figurinos realizado ano passado, cujas criações desfilaram na Escola de Samba Sierras Del Carnaval San Luis, no Carnaval 2015.
As argentinas vencedoras visitaram as instalações da Amebras, a Cidade do Samba, o barracão da Estação Primeira de Mangueira, o Sambódromo, a loja Babado da Folia, a Saara e à quadra da Portela.
“As figurinistas participaram de oficinas e visitaram locais do carnaval carioca que só conheciam pela televisão. Maravilhadas com tudo que viram e vivenciaram, as hermanas retornaram a San Luis com a bagagem cheia de ideias para melhorar a qualidade do trabalho do carnaval da província”, contou Célia Domingues.
Assessoria de Imprensa da Amebras
1ª Linha Agência de Comunicação
Jean Claudio Santana –