Queimados tem programação especial para a Semana da Consciência Negra

SONY DSC
SONY DSC

Queimados tem programação especial para a Semana da Consciência Negra

Dia da morte de Zumbi dos Palmares será recordado com quase um mês de atividades em Queimados. Terá show, feira cultural e até desfile de moda

Danças típicas africanas, feira cultural, celebrações religiosas e até desfile de moda estão entre as atividades que vão marcar a extensa programação referente ao Dia da Consciência Negra – 20 de novembro – , em Queimados, na Baixada Fluminense. Os festejos começaram desde o último sábado (14) com uma roda de capoeira, na Vila Olímpica do município e seguirá até o dia 10 de dezembro, quando será realizada uma sessão solene na Câmara Municipal, às 8h. Na sexta-feira (20), dia em que se recorda a morte do líder negro, Zumbi dos Palmares, terá missa solene e feijoada. As ações têm o apoio das Secretarias Municipais de Promoção da Cidadania, Educação e de Cultura.

Nesta quarta-feira (18), às 19h, o colégio Estadual Professor Luiz Guimarães,  realizará a festa “Valeu Zumbi” com danças africanas, comidas típicas e oficina de turbantes e penteados afro no bairro Nossa Sra. de Fatima. Já na quinta (19), será realizado um culto de ação de graças na Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, no Centro, às 19h. Já na sexta-feira, 20, terá missa na Paróquia São Francisco de Assis, às 8h, e após uma palestra sobre a Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, ministrada pelo advogado Fabrícius Caravana.

 

Entre os destaques da programação está a realização do desfile da beleza negra, no dia 21, às 9h, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro. Servidores da prefeitura irão representar a mistura de raças que formaram o povo brasileiro, como explica o secretário de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, José Ribamar Dadinho. “Estamos convidando dois representantes de cada secretaria municipal, independente da cor da pele, para desfilarem, pois entendemos que todos nós carregamos características dos negros, fruto da mistura resultante dos nossos colonizadores. Vamos vestir a camisa e mostrar a beleza, a igualdade e o respeito ao ser humano de toda e qualquer cor”, comentou.

Já no domingo (22), as atividades começam pela manhã, às 10h, com a realização de roda de capoeira acompanhada com uma suculenta feijoada organizada pelo mestre Arlindo Sampaio ao lado da Associação de Moradores do bairro Fanchen. Mais tarde, às 12h, será realizada a 1ª Feira Cultural África/Brasil, na Casa de Gondomar, no Centro. Promovida pelo grupo cultural Origens e Ontuc – Ordem Nacional dos Templos de Umbanda e Candomblé – o evento terá desfile de moda, concurso da musa Pérola Negra, show de Black Music com o Dj Lobão e o grupo Panela de barro, capoeira, samba de roda com os grupos Afoxé Brasil, Yaô, Afoxé Cultural e o grupo indígena Pataxós. Terá também artesanato, roupas e comidas típicas. A entrada é franca.

No dia 28 terá um fórum sobre o extermínio de jovens negros na Escola Municipal Leopoldo Machado, na Vila Pacaembu. Às 16h, o grupo cultural Aganjú fará uma apresentação cultural na Associação de Moradores do bairro Vila Nascente. Fechando as comemorações, a Câmara dos Vereadores realizará no dia 10 de dezembro, às 8h, uma sessão solene pela data. “Novembro se transformou em um mês-referência para manifestações das relações étnico- raciais, tanto do movimento negro, quanto dos movimentos de cultura afro-brasileiras. Nada mais justo que promovermos também aqui em nossa cidade essa variedade de eventos culturais”, concluiu o secretário de Cultura, Marcelo Lessa.

 

 

Programação completa:

18/11/15 – Festa da consciência negra – “Valeu Zumbi”.

 

Dança Maculele, Jongo, Capoeira, comidas típicas, desfile da beleza negra, oficina de turbantes e penteados afro.

 

Horário: 19h

 

Local: Colégio Prof. Luiz Guimarães. (Rua Tibiri, s/n – Nossa Sra. de Fatima)

 

 

19/11/15 – Culto na Igreja Presbiteriana Unida.

 

Local: Av. Irmãos Guinle s/nº, Centro. (próximo à Blanco).

 

Horário: 19h

 

 

20/11/15 – Missa na Igreja de São Francisco de Assis

 

Local: Rua Tangaré 431 – Jardim Alzira.

 

Horário: 8h

 

Feijoada: 12h

 

20/11/15 – Feijoada do Grupo Aganjur.

 

Local: Associação de Moradores da Vila Nascente.

 

Horário: 13h

 

21/11/15 – “ Novembro Azul”

 

Apresentação de grupos, desfile da beleza negra e distribuição de preservativos

 

Local: Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro.

 

Horário: de 9h às 13h

 

22/11/15 – Feijoada e roda de capoeira.

 

Local: Escola de Capoeira Arlindo Sampaio – Fanchem (ao lado da Associação dos Moradores).

 

Horário: 10h

 

22/11/15 – 1ª Feira África Brasil e feijoada beneficente.

 

Oficinas diversas: shows com Afoxé rio, Grupo Yaô, Black Music com DJ Lobão

 

Local: casa de Gondomar – Rua Amélia, 40, Fanchem

 

Horário: 12h

 

 

28/11/15 –  Retorno Aganjur cultural.

 

Local: Clube Queimadão – Av. Olímpia Silva, s/nº – Centro.

 

Horário: 15h

 

 

28/11/15 – Fórum sobre o extermínio de jovens

 

Local: Escola Municipal Leopoldo Machado (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº – Vila Pacaembu)

 

Horário: 9h

10/12/15 – Sessão solene na Câmara dos Vereadores

Local: Av. Prof. Avelino Xanxão, 1159 – Vila do Tinguá

Texto: Dine Estela e Joyce Pessanha

Foto: Luiz Ambrósio – Divulgação

Deixe um comentário