Capacitação para os diretores escolares
Profissionais recém-eleitos participaram durante toda a semana do curso de capacitação em gestão escolar oferecido pela Prefeitura de Queimados em parceria com a UFRJ
Os diretores da rede pública municipal de ensino de Queimados, na Baixada Fluminense, voltaram a ser alunos por algumas horas. Durante toda a semana eles participaram do curso de capacitação em gestão escolar oferecido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Eleitos no último dia 3 para um mandato de três anos, os profissionais trocaram experiências entre si e receberam noções de legislação, assédio moral e ética, entre outros temas. As aulas foram realizadas no auditório da Escola Municipal Leopoldo Machado, no Centro, e se encerraram nesta sexta-feira (18).
E este sentimento pode ser retratado na nova diretora da Escola Municipal Dr Francisco Manoel Brandão, no bairro Tri Campeão. Eleita com mais de 93% dos votos, Cintia Stella, 39, participou de todas as aulas da semana e nada passava despercebido. Todo detalhe era anotado para ser debatido e o resultado, segundo ela, foi positivo: “Com 15 anos de profissão, tenho muita experiência na área pedagógica. Sou professora e já atuei como orientadora, regente de turno, mas como diretora é um novo desafio e estas aulas serviram para elucidar muitas dúvidas. Foi muito produtivo”, destacou.
Seis profissionais gabaritados ministraram as aulas e o encerramento foi com o professor, representante da UFRJ, Arnaldo Arosa. Ele destacou o exemplo da Secretaria de Educação de Queimados, exaltou as escolhas democráticas dos diretores e falou sobre a importância de preparar os gestores eleitos: “Nós visamos neste curso trazer mais elementos para cada realidade das escolas. O gestor deve saber qual a verdadeira situação das localidades para traçar projetos pedagógicos eficazes para cada escola”, finalizou.
Todos os participantes receberam certificados com carga de 30 horas da UFRJ. A secretária municipal de Educação, professora Mirian Motta, acompanhou as aulas e destacou o comprometimento de cada um profissional: “Nós não temos a intenção de ensinar a nenhum deles a ser um diretor. Na verdade o curso vem contribuir no aperfeiçoamento na forma de cada um planejar e administrar a unidade escolar, visando o aumento dos padrões de qualidade da educação local”, ressaltou.
Legenda: Capacitação vai beneficiar cerca de 16 mil alunos nas salas de aula
FotoLuiz Ambrósio
—
LEANDRO MACHADO
Assessor de Imprensa – PMQ