Água para todos em Queimados

page

Três novos reservatórios serão construídos no município. Prefeitura já desapropriou os terrenos e as obras começam ainda este mês. Serão 10 mil novas ligações domiciliares

Com o objetivo de acabar com o problema crônico da falta da água que ocorre em todo Estado do Rio, a Nova Cedae, em parceria com a Prefeitura de Queimados, vai construir três novos reservatórios no município: Queimados I, II e Camburi. Eles terão capacidade para armazenar 5 milhões e 2,5 milhões de litros, respectivamente. A prefeitura desapropriou no início do mês e já doou à concessionária os terrenos onde serão construídos os novos sistemas de abastecimento, nas regiões de Vila Nascente (Queimados I), Paraíso (Queimados II) e Vila São João (Camburi). A obras incluem ainda a reforma do reservatório do Morro da Caixa D’ Água, no Centro.  O início está previsto ainda para este mês. O projeto tem um investimento de R$ 75 milhões.

Na primeira etapa, serão construídos o reservatório Queimados I, que vai atender os bairros Vila Nascente, Campo da Banha, Santa Catarina, Centro, Inconfidência e Parque Farias com 16,2 quilômetros de rede de distribuição e o Camburi,  que vai atender às famílias dos bairros Jardim do Trevo, Santa Rosa, Vila São João, Meu Ranchinho, Santo Expedito e Vila Americana com 8 quilômetros de rede de distribuição. Já o Queimados II, que atenderá os bairros Jardim Primavera, Porteira, Paraíso, São Francisco e Morro da Paz será construído na segunda etapa do projeto junto com a reforma do reservatório do Morro da Caixa d’ Água que tem aproximadamente cinco quilômetros de rede de distribuição.

Somando os três novos reservatórios, eles terão uma linha adutora (tubulação que abastece o reservatório) de mais de três quilômetros de extensão, além da ampliação em 70 quilômetros de rede de distribuição. Ao todo, serão executadas 10 mil ligações domiciliares beneficiando diretamente mais de 200 mil moradores. Atualmente, Queimados só conta com dois reservatórios, um no Morro da Caixa D’ Água e outro no bairro Inconfidência.

Para o prefeito de Queimados, Max Lemos, os reservatórios vão acabar com um problema crônico na região. “Já melhoramos muito nosso sistema de abastecimento quando recuperamos no início do governo o reservatório do Morro da Caixa d’ Água que estava desativado há mais de 20 anos. Com esses novos sistemas de abastecimento, vamos erradicar de vez a falta da água em toda a cidade. Isso só foi possível graças as nossas parcerias com o estado”, concluiu o prefeito.

As obras fazem parte do Programa de Abastecimento de Água para a Baixada Fluminense que, juntamente com o projeto Novo Guandu, visa universalizar o abastecimento de água na região. A empresa responsável pela execução das obras de implantação e ampliação do sistema de abastecimento de água de diversas localidades no município de Queimados será a Construtora Elevação Ltda.  O contrato foi assinado no último dia 22 de dezembro.

Foto 1 : Prefeito Max Lemos em reunião com o presidente da Cedae, Jorge Briard 

Foto 2: Serão executadas 10 mil ligações domiciliares com a construção dos novos reservatórios

Foto 3: Reservatório do Morro da Caixa D’Água ganhará reforma

assinatura bruno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =