QUADRA DA PORTELA RECEBE O 12º PRÊMIO PLUMAS & PAETÊS CULTURAL NO SÁBADO – BUSTO DE MONARCO SERÁ INAUGURADO NA ABERTURA DA FESTA

QUADRA DA PORTELA RECEBE O 12º PRÊMIO PLUMAS & PAETÊS CULTURAL NO SÁBADO

image

*60 profissionais dos bastidores da folia receberão troféus em 26 categorias

*Grande homenageado da premiação, Monarco ganhará busto de bronze na quadra e fará show de encerramento

Está tudo pronto para a grande festa de premiação do 12º Prêmio Plumas & Paetês Cultural, que acontece no próximo sábado na quadra da Portela, a partir das 19h. Sessenta profissionais serão eleitos os melhores em 26 categorias profissionais dos bastidores do carnaval do Rio de Janeiro, como carnavalesco, aderecista, carpinteiro, compositor, coreógrafo, costureira, escultor, figurinista, pesquisador e iluminador, entre outras.

Mas a noite de sábado guarda muitas emoções também para um dos maiores nomes do samba e da música popular brasileira, o compositor Monarco. Presidente de honra da Azul de Branco de Madureira, o baluarte será o primeiro portelense vivo a ganhar um busto de bronze na quadra da Portela, que já possui bustos de Natal e Paulo da Portela. A inauguração da peça abre a noite de festa, às 19h.

A homenagem é iniciativa de José Antônio Rodrigues, gestor cultural que criou o Prêmio Plumas e Paetês. “Fico realizado ao ver uma celebração deste porte para um sambista desta importância, ainda mais no ano em que comemoramos o centenário do samba e tendo o privilégio de ter Monarco vivo e atuante”, afirma o gestor. “É a primeira vez que o prêmio, além de homenagear um sambista, também o presenteia com um busto; espero que este seja o primeiro de uma série”, planeja José Antônio.

PREMIADOS – Entre os premiados está Paulo Barros, carnavalesco da Portela. ” Quero agradecer a premiação como melhor carnavalesco de 2016; me sinto muito honrado e recebo o prêmio com todo carinho e garanto que ele estará guardado em um lugar muito especial”, disse o artista.

Criado há 11 anos, o Prêmio Plumas & Paetês Cultural se diferencia por ser o único que agracia profissionais dos bastidores do carnaval, das agremiações do Grupo Especial ao Grupo D, que desfilam na Marquês de Sapucaí e na Intendente Magalhães. Cada edição do prêmio é dedicada a uma personalidade de referência na história do samba, como Cartola, Noel Rosa, Chiquinha Gonzaga e as Rainhas do Rádio. Desde o ano passado, quando Elza Soares foi homenageada, o Plumas & Paetês passou a celebrar sambistas ainda vivos, cujos rostos ilustram o troféu da premiação.

Em sua maioria anônimos, os artistas vencedores do prêmio são avaliados em funções praticamente ‘invisíveis’ aos olhos do grande público. Este ano, 60 profissionais serão premiados, em 26 categorias: aderecista, artesão, artista plástico, carnavalesco, carpinteiro, compositor, coreógrafo, costureira, desenhista, destaque de luxo, escultor, ferreiro, figurinista, gestor de ateliê, iluminador, inovação, jornalista, maquiador artístico, pesquisador, pintor, fotógrafo, radialista, repórter, gestor de mídia, melhor bloco de carnaval e “Eu sou o samba”.

Assessoria de Imprensa do 12º Prêmio Plumas & Paetês Cultural

Jean Claudio Santana (MTB 26263/RJ

Deixe um comentário