BOLETIM DO CARNAVAL DE RUA – 18h
BOLETIM DO CARNAVAL DE RUA
11/02/2017
As fantasias tomaram as ruas do Rio desde a manhã deste sábado, com os foliões vestidos de super-heróis no bloco Desliga da Justiça. A festa começou cedo, às 8h, na Praça Santos Dumont, na Gávea. O pré-carnaval coloriu a paisagem de diversas regiões da cidade e transcorreu sem maiores incidentes. Na Lagoa, às 10h, o Spanta Neném celebrou seus 15 anos de folia com um desfile sobre a diversidade do carnaval carioca que reuniu 4,5 mil foliões. À tarde, foi a vez de o Imprensa que eu Gamo arrastar 10 mil pessoas pelas ruas de Laranjeiras. Também na Zona Sul, a Banda de Ipanema atraiu uma multidão de fãs da irreverência do bloco, patrimônio cultural do Rio, que este ano faz homenagem a Pixinguinha. A movimentação começou às 16h.
Na Zona Norte, a folia foi capitaneada pelo tradicional Nem Muda nem Sai de Cima, fundado pelos bambas Aldir Blanc e Moacyr Luz, que fez sua festa na Rua Garibaldi, esquina com Avenida Maracanã, a partir das 16h. Blocos históricos também tomaram as ruas do Centro, com o Fala meu Louro, que se concentrou às 15h na Rua Waldemar Dutra, no Santo Cristo, e o Cordão da Prata Preta, que faz sua festa esta noite, a partir das 18h, na Praça da Harmonia. (Veja fotos da folia no Rio www.flickr.com/riotur)
A Coordenação de Controle Urbano (CCU) e a Guarda Municipal atuam em conjunto para coibir a presença de ambulantes não autorizados. Na tarde deste sábado, foram apreendidas 234 bebidas alcoólicas, 152 bebidas não-alcoólicas, um botijão de gás, uma caixa térmica e um carrinho de mercado.
A Guarda Municipal distribuiu 296 pulseiras de identificação em toda a orla. Duas crianças perdidas foram resgatadas pelos agentes na praia e entregues aos responsáveis.
A Comlurb continua com a Operação Carnaval, que mobiliza até 1.000 garis por dia, 5.000 contêineres, 90 sopradores, 20 vaporizadores e 50 veículos, de minivarredeiras a caminhões compactadores e pipa d’agua, para garantir a limpeza das vias após a passagens dos blocos. Nesta sexta-feira de pré-carnaval, foram removidos dos três principais blocos que agitaram a cidade cerca de 586 Kg de resíduos.
A turma que curtiu o Badalo, em Santa Teresa, produziu 320 Kg de lixo, e a Comlurb destacou seis garis para o serviço. Já o pessoal que seguiu o Unidos do Chapadão deixou pra trás 186 Kg de residuos retirados pelos quatro garis que garantirarm a limpeza. Outro bloco da Zona Norte, o É o Bicho da Folia, contou com cinco garis para remover 80 Kg de resíduos.
As equipes de limpeza fazem o serviço com sistema de manutenção permanente durante a evolução do bloco até a sua dispersão, quando realizam a varrição, a remoção dos resíduos e a lavagem das ruas e calçadas. Ao longo de todo o trajeto são instalados contêineres para garantir que o folião tenha local adequado para jogar seu lixo, evitando multas e colaborando com a limpeza.
Os foliões contarão com uma ampla infraestrutura durante o fim de semana de pré-carnaval. Serão instalados 766 banheiros químicos e três contêineres para os desfiles do fim de semana. Um posto médico na Praça General Osório, em Ipanema estará em funcionamento.
A Guarda Municipal estará com 690 guardas, sendo 473 no ordenamento urbano e 217 na fiscalização de trânsito, no Centro e nas zonas Sul e Norte da cidade. Os guardas de trânsito estarão empenhados nos pontos de bloqueios definidos pela CET-Rio em cada região para garantir a fluidez do tráfego.
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) vai intensificar neste fim de semana as operações que visam coibir o estacionamento irregular e melhorar a mobilidade nas áreas mais procuradas por foliões. Com o apoio da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), 15 reboques da Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer, da Seop) serão utilizados para priorizar áreas de blocos com maior concentração de público no sábado e no domingo, das 7h às 19h. O planejamento da Cfer começa na manhã deste sábado, 11, com o bloco Desliga da Justiça, com concentração a partir das 8h na Praça Santos Dumont, na Gávea. Entre os eventos pré-carnavalescos que terão operação especial da Seop neste primeiro dia estão Cadê Meu Beijo? (Ilha do Governador), Vira-Lata (Barra da Tijuca), Spanta Neném (Lagoa), Banda de Ipanema (Ipanema), GB Bloco e Imprensa que eu Gamo (Laranjeiras) e Carmelitas, no Centro. Já no domingo, 12, as equipes estarão no entorno dos blocos Chame Gente (São Conrado), Volta Alice (Laranjeiras), Me Esquece (Jardim Botânico) e Calma, Calma sua Piranha (Botafogo).
Terminamos ressaltando novamente que a Riotur irá liberar sempre dois boletins diários com as informações sobre os ensaios e desfiles por toda a cidade. Um será divulgado às 12h e outro às 18h (no domingo este disparo final deverá ocorrer mais tarde). Alertamos que não passaremos dados parciais durante os desfiles.
—
Assessoria de Comunicação Social da Riotu