AMANHÃ ACONTECE A OFICINA PARTICIPATIVA “POR UM MUSEU SOBRE A VERDADE”
AMANHÃ ACONTECE A OFICINA PARTICIPATIVA “POR UM MUSEU SOBRE A VERDADE”
Secretaria Municipal de Cultura promove evento para apresentar os primeiros resultados dos grupos de trabalho para construção do museu sobre a história do negro no Brasil
Acontece AMANHÃ, dia 21, das 9h às 17h, no Centro Cultural José Bonifácio, a oficina participativa “Por um Museu Sobre a Verdade”. O objetivo é dar voz aos diversos setores da sociedade e informar à população sobre o andamento das ações em torno da criação do museu sobre o negro e a escravidão no Brasil, um dos projetos importantes para a consolidação do circuito da herança africana após a declaração da região do Cais do Valongo como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
O museu sobre a história do negro e da escravidão no Brasil foi proposto pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e instituído por decreto municipal no último mês de maio. O encontro é um passo importante para criar a instituição, uma vez que um dos eixos é a construção conjunta de um projeto museológico discutido com toda a sociedade. No evento também serão apresentados os resultados dos cinco grupos de trabalho que estão em atividade desde março. No final do evento serão escolhidas três sugestões de nomes para o museu, que tem sido chamado provisoriamente de Museu da Escravidão e da Liberdade. Durante o encontro, serão definidos ainda os nomes dos integrantes do conselho curatorial do novo museu, primeiro passo para a constituição do acervo e das diretrizes de atuação.
PROGRAMAÇÃO – O evento terá início com a lavagem das escadarias do Centro Cultural, seguida por uma solenidade de abertura mediada pela coordenadora institucional do museu, Vanda Ferreira. Para abrir a sessão de palestras, a secretária municipal de cultura Nilcemar Nogueira falará sobre o tema “Por um Museu sobre a Verdade”. Depois é a vez do ator e produtor cultural Haroldo Costa abordar o tema “A África de Todos os Tempos”. A professora Mônica Lima irá falar sobre “Escravidão e Escravizados”.
Após o almoço, serão realizadas três oficinas simultâneas com assuntos relacionados ao legado dos africanos escravizados. De cada oficina sairão três sugestões para o nome do futuro museu. Depois de escolhidas as opções, haverá uma votação popular com urnas espalhadas em pontos de grande circulação da cidade. O nome do novo museu será divulgado no dia 25 de novembro, durante o II Encontro Palmares Itinerante, no Rio de Janeiro, evento que faz parte da programação do mês da consciência negra.
O encerramento das oficinas será em clima festivo, com o cortejo dos Filhos de Gandhi do Rio de Janeiro pelas instalações do Centro Cultural José Bonifácio.
Serviço:
Oficina participativa “Por um Museu sobre a Verdade”
Data: 21 de setembro de 2017 (quinta-feira)
Hora: das 9h às 17h
Local: Centro Cultural José Bonifácio – Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa
Inscrições pelo e-mail oficinaparticipativa@gmail.com
GRÁTIS
Atendimento: Ricardo Rodrigues (21) 99484-8583
João Gustavo Melo (21) 99765-4970
João Gustavo Melo (21) 99765-4970
Coordenação: Jean Claudio Santana (21) 98121-0089
21 2293-4712
Twitter: @Cultura_Rio
Instagram: @cultura_rio