Como a Suíça, França, Alemanha e Itália são países que têm uma corte do carnaval completa e também prestigiaram a coroação da primeira trans da corte europeia

Mega festa marca entrega de faixas das cortes carnavalescas da Europa

Como a Suíça, França, Alemanha e Itália são países que têm uma corte do carnaval completa e também prestigiaram a coroação da primeira trans da corte europeia

Claudio Penido, responsável pelo intercâmbio cultural Brasil-Suíça-Europa, através da sua produtora – Mais Brasil – realizou no dia 02 de dezembro a entrega das faixas às cortes carnavalescas da Europa. E a data não poderia ser mais sugestiva – o “Dia Nacional do Samba”. E só um parêntese: a data surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso.  

No Rio de Janeiro, a festa fica por conta do Pagode do Trem. Nesse Dia do Samba o pessoal se reúne na Central do Brasil, lota um trem e vai tocando e cantando até Oswaldo Cruz, lá se formam rodas de samba. Hoje, o Pagode do Trem faz parte do calendário oficial da cidade e tem estado cada ano mais cheio. E pelo que parece, esta data promete atravessar fronteiras e aterrissar em terras europeias. É que Penido pretende utilizar a data para realizar eventos ligados ao samba e ao carnaval.

 A concretização desse projeto coroou e fechou um ciclo que começou quando Penido realizou a coroação da “Primeira Corte do Carnaval da Europa”. Projeto pioneiro, na Europa a pegada foi e ainda é maior, pois ao mesmo tempo em que, eventos como este, divulgam a cultura do samba, do carnaval, apresenta e aumenta a proposta com relação  ao intercâmbio turístico para a cidade do Rio de Janeiro, divulgando o nome da cidade não pelas suas mazelas e deficiências, questões que vão ganhando força na mídia europeia e mundial, mas pelo seu maior produto exportação – o carnaval.

E a festa aconteceu no maior clima de alegria e festividade, na cidade suíça de Lausanne, na Churrascaria Tucano. Lá, a corte do carnaval da Suíça, composta por – Paulo Silva (Rei da Primeira Corte do Carnaval da Europa), Aline Raboud (Primeira Princesa), Patty Frey (Rainha da Primeira Corte do Carnaval da Europa) e Elly Poloni Poloni (Segunda Princesa), prestigiou e coroou as cortes da França, Itália e Alemanha, em uma linda noite que coroou também Ingrid Marrony – a primeira trans a fazer parte de uma corte de carnaval, na Europa.

Marisol foi coroada como Rainha da Primeira Corte da Europa, representante da corte espanhola. Martinha foi coroada como rainha da Primeira Corte, representado a Alemanha. Nubia Siegenthaler – rainha de bateria do Gres Prisioneiros do Samba, junto com seus ritmistas, comandados por mestre Bereco, marcou presença na festa, dando um show a parte. Marcos Moreno foi coroado rei, pela corte francesa. Além disso, o monarca da folia francesa é presidente de um grupo de percussão chamado – “100% de Mulheres”, em Paris. Rosana, afilhada do intérprete Wantuir – foi coroada como musa da Suíça. Carlos Cruz e Corine França foram coroados pela Corte do Carnaval da Itália. Quem marcou presença também, foi Christian Lehner – intérprete da Mais Brasil – também é um dos diretores de produção da mesma.

A festa teve início com a apresentação da musa Luciana Lemos dando show com samba de gafieira. Em seguida, houve a apresentação do casal de mestre sala e porta bandeira da Prisioneiros do Samba – Greg e Anna Madeinbrasil. Próximo passo para Penido será efetuar a entrega das faixas das cortes de Portugal e Inglaterra.

Fotos: Tata Lausanne.

Clinton Paz – assessoria de imprensa / Cristal Comunicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − onze =