Governo do Estado atua em Três Rios após chuvas atingirem a cidade

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2024

Governo do Estado atua em Três Rios após chuvas atingirem a cidade
Equipes trabalham na limpeza e desobstrução de ruas. Outros oito municípios da Baixada, Sul e Noroeste Fluminense e Médio Paraíba seguem com ações do Estado
Desde as primeiras horas deste domingo (25/02), por determinação do governador Cláudio Castro, o Governo do Estado vem atuando na cidade de Três Rios, que fica na região Centro-Sul Fluminense. O município foi fortemente atingido pelas chuvas no sábado (24/02). Nas ruas, o maquinário trabalha para restabelecer a normalidade do Centro, área mais afetada.

– Estamos em contato com a cidade de Três Rios, assim como temos mantido com as demais cidades atingidas pelas chuvas.  Determinei aos nossos secretários de Estado que estejam a postos para atender aos municípios, atuando junto às prefeituras. Nossa prioridade é trabalhar para que a vida das pessoas volte ao normal. Nossas equipes estão percorrendo essas localidades e levantando as necessidades mais urgentes. Não vamos deixar faltar nada – destacou o governador Cláudio Castro.

A Secretaria de Estado das Cidades está coordenando atividades e trabalha no município com equipamentos essenciais: três retroescavadeiras, dois caminhões basculantes e um caminhão pipa. As equipes auxiliam na limpeza das ruas que ficam no entorno da Praça São Sebastião e da Avenida Beira Rio.

Suporte técnico e monitoramento

Agentes da Defesa Civil Estadual seguem atuando nas localidades mais prejudicadas. Em Japeri, onde foi estabelecido um Gabinete de Crise, drones estão sendo usados para o mapeamento, análise dos prejuízos e o monitoramento de riscos das áreas. As equipes técnicas também orientam o preenchimento e a confecção de documentos necessários para solicitação de apoio federal.

A Secretaria de Estado de Defesa Civil também segue acompanhando, 24 horas por dia, as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos em todo o território fluminense, por meio do Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), enviando alertas de riscos hidrológicos e geológicos, quando necessário.

As secretarias de Infraestrutura e Obras Públicas e de Defesa Civil, além do DER-RJ, seguem trabalhando para a liberação de rodovias. Sete rodovias foram liberadas: as RJs 129, 149, 155, 135, 141, 143 e 145. Ainda estão interditadas as RJs 127 e RJ-125, que estão em meia pista, funcionando no sistema de Pare e Siga.

Trabalho intenso

Desde a última quinta-feira (22), equipes e maquinários do Estado estão trabalhando intensamente em Nova Iguaçu, Japeri, Queimados, Paracambi, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Varre-Sai e Barra do Piraí, para reduzir os impactos do temporal. Diversas secretarias atuam em conjunto nesses municípios.

No sábado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, as prefeituras receberam mais de 23 mil itens, entre kits de higiene, limpeza, água, colchões e cestas básicas.

Mais de 100 máquinas atuam nos municípios. O Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) levou 25 máquinas, entre caminhões, escavadeiras e equipamentos especializados, para Nova Iguaçu e Paracambi. A Secretaria de Infraestrutura e Obras disponibilizou 53 máquinas para limpeza e desobstrução de vias e 35 por meio do DER-RJ.

Credito fotos

Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Proibido a reprodução das imagens sem autorização expressa do autor Lei 9610 de Direito  Autoral

Deixe um comentário