Produção de aço no Estado do Rio, em janeiro, cresceu 7,8% em relação ao mesmo período do ano passado
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 2024
Produção de aço no Estado do Rio, em janeiro, cresceu 7,8% em relação ao mesmo período do ano passado
Rio de Janeiro responde por 27,9 % da produção nacional de aço bruto
O Estado do Rio produziu 762 mil toneladas de aço em janeiro, o que significa um crescimento de 7,8% em relação a janeiro do ano passado, e a 27,9% da produção total do país. Os dados são do Instituto Aço Brasil, entidade representativa das empresas brasileiras produtoras de aço. No acumulado do ano passado, de janeiro a dezembro de 2023, a produção de aço bruto no Rio de Janeiro foi de 8,6 milhões de toneladas.
– A indústria siderúrgica tem expressiva relevância no crescimento econômico do Estado do Rio e do país. É grande fornecedora de insumos para diversos setores da indústria de transformação, bem como para a construção civil, que está aquecida no Rio de Janeiro, e é responsável pela geração de milhares de empregos para a população. Esse cenário tem reflexos extremamente positivos na economia fluminense, que vive hoje um momento de franca expansão – declarou o governador Cláudio Castro.
De acordo com o Instituto Aço Brasil, em janeiro de 2024 a produção brasileira de aço bruto foi de 2,7 milhões de toneladas, um aumento de 0,4% frente ao apurado no mesmo mês de 2023.
– Hoje somos o segundo maior produtor de aço do país, atrás apenas de Minas Gerais. Durante vários meses no ano passado, ocupamos a liderança da produção nacional, por conta do importante parque siderúrgico instalado no estado, formado por grandes empresas como ArcelorMittal, Ternium, CSN e Gerdau – destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah.
—
Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Proibido a reprodução das imagens sem autorização expressa do autor Lei 9610 de Direito Autoral