Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro comemora 93 anos com semana de atividades comemorativas
Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro comemora 93 anos com semana de atividades comemorativas
Ao longo da programação, visitantes poderão conferir exposição e participar de oficinas e palestras
O Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ) celebra, no dia 25 de agosto, seus 93 anos de compromisso com a preservação e difusão da memória do estado. Em comemoração à data, o APERJ promoverá, entre os próximos dias 27 e 30 (de terça a sexta-feira), uma programação especial e gratuita para o público com oficinas, palestras, exposição e bate-papos. O evento será realizado na sede do espaço, na Praia de Botafogo. A participação é mediante inscrição prévia pelo site www.93aperj.com.
A abertura do evento comemorativo será conduzida pelo diretor-geral do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, Marco Aurélio Pinheiro, seguida da exposição “Memórias do Rio de Janeiro”. A mostra abrange três temas principais: o primeiro é “Obras do Porto”, que inclui fotos da Baía de Guanabara no início do século passado. Outro tema é “Assessoria de Imprensa”, que reúne fotos do Estado do Rio de Janeiro em diversos momentos, desde 1960 até 2006, como exemplo, tem uma imagem da última parte da Ponte Rio-Niterói subindo. O terceiro aborda os registros da chegada ao Rio de Janeiro da vacina Sabin, adotada oficialmente nas campanhas de vacinação contra a poliomielite.
Entre as diversas atividades da programação, o público contará com oficinas de conservação e gestão de documentos, além de um treinamento sobre o uso das bases de dados do Arquivo Público. Haverá palestras com profissionais de diferentes arquivos, promovendo um diálogo sobre o cotidiano e os desafios das instituições de preservação da memória.
Também serão realizadas palestras sobre a importância do Arquivo para a pesquisa acadêmica e sobre a importância do APERJ na conservação de documentações antigas que são fundamentais para entender a formação da sociedade fluminense.
Para finalizar, será lançado o livro vencedor do último Prêmio APERJ, de Luciana Pucu Wollmann do Amaral. A obra, intitulada “Niterói Operário: Trabalhadores, política e lutas sociais na antiga capital fluminense”, analisa os trabalhadores urbanos de Niterói, especialmente os fabris, entre 1942 e 1964.
Inscrições pelo site comemorativo
O APERJ desenvolveu um hotsite comemorativo dedicado à programação reunindo todas as informações essenciais.
Na página, há os horários das atividades, perfis dos palestrantes e demais informações necessárias para a inscrição.
É necessário estar inscrito pelo site e com o comprovante para a participação.
Serviço:
• Data: 27/08 a 30/08
• Local: Praia de Botafogo, 480 – Botafogo
• Entrada: Gratuita
• Hotsite: www.93aperj.com
—
Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Crédito *Fotos Divulgação
Proibido a reprodução das imagens sem autorização expressa do autor Lei 9610 de Direito Autoria