Riotur apresenta novidades no atendimento e informação ao turista durante o carnaval

totem e atendente - Beth Santos

O Secretário de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, apresentou no Sambódromo um novo mobiliário urbano que facilitará a vida de turistas – e também dos cariocas – que buscam informações sobre eventos, restaurantes e a maneira mais prática de se chegar a um destino. Trata-se de um totem de informações turísticas da marca portuguesa Tomi, feito de material anti-vandalismo. com tela touchscreen, que já é utilizado em países europeus e nos Estados Unidos e que já deverá estar disponível na cidade para a Copa das Confederações. No equipamento, é possível saber da agenda cultural, fazer reservas para eventos, conhecer detalhes do Rio de Janeiro e até tirar fotos e enviá-las por email. A ideia é utilizar a novidade para expandir a rede de informações turísticas para diversos pontos da cidade, que estão sendo escolhidos e serão divulgados em breve pela Riotur.

Outra novidade desenvolvida pela Riotur deste carnaval foi o projeto “May I Help you?”, que capacitou um grupo de pouco mais de 100 pessoas para realizar o atendimento ao turista em todos os setores do Sambódromo. Identificados por um colete verde fluorescente que continha o “i” que é símbolo internacional de informação turística e a frase “May I Help Help You?”, atendentes que falam fluentemente português e inglês ficaram responsáveis pela orientação dos foliões de outros países durante toda a duração da festa, divididos em grupos de seis em cada setor do Sambódromo, inclusive os populares.

Entre as funções do grupo está o auxílio aos turistas, desde a chegada até seus assentos até informar as melhores opções de retorno na saída do evento.Os agentes distribuem o folheto Rio Carnaval Legal, produzido pela Riotur, com informações de interesse do visitante, tais como meios de transporte, mapa do Sambódromo e uma tabela com valores médios de corridas de táxi a partir dali para diversos pontos da cidade. As equipes responsáveis por esse serviço misturam antigos participantes, que já conhecem como funciona o atendimento ao turista na Passarela do Samba em dia de desfile, juntamente com novatos que passaram por curso profissionalizante no Senac e carregam conhecimentos técnicos mais atualizados. Alguns possuem conhecimentos em outros idiomas, como espanhol e francês.

– Antigamente a maioria dos turistas vinha curtir o carnaval carioca após comprar um pacote de uma agência de viagem. Com isso, o setor 9 era inteiramente dedicado a recebê-los, e era montada uma estrutura só de receptivo. Hoje em dia, com as facilidades proporcionadas pela internet, é mais simples planejar a viagem por conta própria e isso se refletiu também em turistas presentes ao longo de todos os setores da Sapucaí. Nos adaptamos a esta nova realidade e já temos um grupo preparado para atuar nos próximos grandes eventos que a cidade irá receber ainda este ano, como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude – afirma o secretário.

FOTO: Beth Santos/Prefeitura do Rio

Secretaria Especial de Turismo|Riotur
Assessoria de Comunicação Social
Tel.: (21) 2976-7304 | (21) 2271-7032
Ana Cristina Fiedler | Silvia Brando

Deixe um comentário