Segunda edição do “Carnaval Histórico” acontecerá no Imperator, em 30 de janeiro

Segunda edição do “Carnaval Histórico” acontecerá no Imperator, em 30 de janeiro

Evento que revive antigos carnavais homenageará nesta edição o Salgueiro

Pelo segundo ano consecutivo, o jornal Extra cai na folia e invade o mundo do samba.O eventoCarnaval Histórico”, promovido pelo jornal, que em 2012 reinaugurou o Terreirão do Samba, ganha este ano os palcos do Imperator e homenageia o Salgueiro no dia 30 de janeiro.   Além de premiar grandes nomes do samba, o evento relembra as grandes mudanças da folia carioca nas últimas oito décadas, com os momentos mais marcantes da grande festa. Mais uma vez, o evento é patrocinado pela Prefeitura do Rio.

A cada ano, o Extra homenageia uma escola e, este ano, o Salgueiro será a vedete da festa. A escola teve papel fundamental na transformação da história do Carnaval, mudando a estética dos desfiles, a temática dos enredos e a forma de se fazer samba-enredo. Foi em 1963, com o tema Xica da Silva, que a vermelho e branco conquistou, sozinha, seu primeiro título na avenida e arrematou o carnaval. Foi também neste mesmo período, na década de 60, que a festa deixou de ser uma manifestação popular restrita e se tornou um evento que atinge todas as classes, com relevância cultural, se firmando como uma das principais marcas do Rio de Janeiro.

O resgate de imagens e da força do Salgueiro das décadas de 60/70 serão relembrados no evento que acontecerá no Imperator, com três desfiles marcantes da vermelho e branco: Xica da Silva (1963), Bahia de todos os deuses (1969) e Festa para um rei negro (1971). Além de recriar elementos desses desfiles e cantar esses sambas inesquecíveis, o Carnaval Histórico 2013 também irá homenagear personalidades que foram fundamentais na história do samba, como Fernando Pamplona, Djalma Sabiá, Zuzuca, Arlindo Rodrigues e Casemiro Calça Larga.

Cidadão do Samba – reedição do concurso relembra personalidades

Para coroar o projeto “Carnaval Histórico”, que revive antigos carnavais, o Extra vai reeditar um concurso muito popular nos anos 30, o Cidadão do Samba. Naquela época, o prêmio era concedido pela imprensa carioca à personalidade de destaque entre os sambistas da cidade a cada ano.

Nesta nova edição, cada uma das escolas do Grupo Especial inscreveu seu candidato e os 12 concorrentes irão à votação popular. Esta etapa contará com a participação dos leitores, que vão eleger pelo site do jornal (www.extraonline.com.br) a maior personalidade dos desfiles.  O grande vencedor, o Cidadão do Samba 2013, será apresentado e premiado na festa do Imperator.

Os candidatos ao título são: Andrade Chefia (Unidos da Tijuca); Djalma Sabiá (Salgueiro); Ivo Lavadeira (Mocidade); Marquinho Harmonia (São Clemente); Martinho da Vila (Vila Isabel); Milton Perácio (Grande Rio); Monarco (Portela); Neguinho da Beija Flor (Beija Flor); Nelson Sargento (Magueira); Paulo Amargoso (União da Ilha); Sebastião Quirino (Inocentes de Belford Roxo); e Zé Katimba (Imperatriz).

APPROACH COMUNICAÇÃO INTEGRADA – assessoria de imprensa

Fabiana Fuchs –fabiana.fuchs@approach.com.br

(21) 3461-4616 r. 110 – 9362-3457 / 9978-3449

Fabi Guimarães Lavinas – coordenadora de mídia –fabiana.guimaraes@approach.com.br www.approach.com.br

Deixe um comentário