Humanidade 2012 – sábado – dia 16 de junho
AVISO DE PAUTA – Dia 16 de Junho, sábado
Infraestrutura e Sustentabilidade – Capela – 09h30min às 12h
Em pauta o futuro com desenvolvimento sustentável das indústrias e questões relacionadas, como custos logísticos e barreiras competitivas, serão temas do debate Infraestrutura e Sustentabilidade.
Os palestrantes convidados apresentarão visões sobre o futuro sustentável da indústria de infraestrutura e discutirão a sustentabilidade como valor e não custo e se a mesma, no cenário comercial de commoditties é barreira ou diferencial. Também será discutido se a educação para a inovação é possível no Brasil e se estamos construindo a infraestrutura para a economia de baixo carbono ou ainda estamos construindo a infraestrutura de transição.
Entre os palestrantes nacionais e internacionais, estão Ana Toni, presidente do conselho do Greenpeace, Tasso Azevedo, consultor do Ministério de Meio Ambiente, Maurice Strong, ex-secretário geral da Rio92 e o vice-presidente da Fiesp, Benjamin Steinbruch.
Palestrantes:
Fabio Feldmann – Consultor Ambientalista
Jonathan Foley – Diretor do Instituto de Meio Ambiente da Universidade de Minnesota
Peter Diamandis
Tasso Azevedo – Consultor do Ministério de Meio Ambiente do Brasil
Bertha Becker
Beto Veríssimo
Benjamin Steinbruch – Vice-Presidente da FIESP
Scott Chubbs – Diretor De Sustentabilidade Da World Steel Association Of Sustainability
Sergio Amoroso – ORSA
Maurice Strong – Professor Da Universidade De Pequim, ex-secretário geral da Rio 92 E criador Da Agência Canadense De Desenvolvimento Internacional
Ana Toni – Presidente Do Conselho Do Greenpeace
Ernst Ligteringen – Diretor Do GRI
Israel Klabin – Fundação Brasileira Para Desenvolvimento Sustentável
Marilene Finlito – Presidente INEA
Pedro Passos – IEDI
Mathis Wackernagel – Global Footprint Network
Caio Koch Weser – Vice Presidente Do Deutsche Bank E Membro Do Grupo de Finanças Do Clima Da ONU
Fórum Empreendedorismo – Painel 1 – A Transição para uma Nova Economia – Auditório – 09h às 11h
Objetivo: Discutir as formas pelas quais o empreendedorismo privado, público e associativo pode aprofundar e ampliar a incorporação da ética e do respeito aos limites ecossistêmicos em seus processos de tomada de decisão. Para isso, o painel aborda o contraste entre a crescente riqueza das sociedades contemporâneas e a preocupante distância entre esta riqueza e a real prosperidade das comunidades e das pessoas. O painel pretende ir além do consenso de que são necessárias mudanças para examinar os processos pelos quais o uso dos recursos materiais, energéticos, bióticos e a própria iniciativa dos empreendedores podem ser instrumentos das grandes conquistas socioambientais do século XXI.
Oportunidades: Conhecer movimentos que propõem novos paradigmas para a vida econômica, para os comportamentos sociais e para a própria atividade política.
Palestrantes: Marina Silva, Tim Jackson, Brooke Barton, Eduardo Giannetti da Fonseca
Moderador: Ricardo Abramovay
Fórum de Empreendedorismo – Oficina 1 – Empreendedorismo de impacto com foco na sustentabilidade (WRI) – Multiuso 1 – 09h às 13h
Objetivo: Aplicar a metodologia de aceleração de empreendimentos do World Resources Institute (www.new-ventures.org), que envolve temas como estratégia, investimentos, modelo de negócios e comunicação. A proposta é colocar em debate, em pequenos grupos, as principais questões que são comuns a esses empreendedores, tais como: o relacionamento com empresas, investidores, organizações não governamentais, entidades governamentais, organismos multilaterais. Para estimular o diálogo, serão utilizados testemunhos presenciais ou em vídeo de casos reais.
Oportunidades: A oficina pretende ser um espaço privilegiado para a troca de ideias entre pessoas que trabalham com responsabilidade ou investimento social em empresas e também para empreendedores que desenvolvem soluções ambientais.
Facilitador: Marcelo Torres
Fórum Empreendedorismo – Oficina 2 – E-Health – Multiuso 2 – 09h às 12h
Objetivo: Apresentar a experiência de clínicas de saúde franqueadas, voltada à oferta de serviços básicos de saúde e água potável, combinando serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para a saúde com modernas ferramentas de diagnóstico.
Oportunidades: Conhecer casos inovadores de empreendedorismo social no campo da saúde, baseados na experiência de clínicas de saúde franqueadas.
Facilitadores: Al Hammond, Naila Chowdhury, Vera Cordeiro
Seminário ABNT/ISO- Multiuso – 09h às 12h
O objetivo do Seminário é promover um amplo diálogo sobre a importância das normas internacionais ISO como uma contribuição para a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável. Este workshop internacional discutirá e apresentará exemplos de como um sistema de padrões internacional voluntário, baseado no consenso e multi-stakeholder pode alcançar um consenso global com aplicação pragmática em questões de economia verde no nível organizacional.
Palestrantes:
Kevin Mackinley – Secretário Geral Adjunto – Iso
Jorge Cajazeira – Presidente Do Iso/Tmb/Wg – Responsabilidade Social
Haroldo Mattos De Lemos – Vice Presidente Do Iso Tc 207 – Gestão Ambiental
George Soares – Especialista Do Iso/Tc 242 – Gerenciamento De Energia
Ricardo Rodrigues Fragoso – Diretor Geral – Abnt
Carlos Amorim – Diretor De Relações Externas Da Abnt
Lisangela Gnocchi Da Costa Reis – Gerente Do Departamento De Sustentabilidade – Furnas
Aron Belinky – Coordenador De Processos Internacionais Do Instituto Vitae Civilis
Andréa Henriques – Instituto Nacional De Metrologia, Qualidade E Tecnologia – Inmetro
Thomas Thomas – Especialista De Singapura Para O Iso 26000
Pedro Buzzato Costa – Presidente Abnt
Eugênio Guilherme Tolstoy De Sinome – Diretor Técnico – Abnt
Antônio Carlos Barros De Oliveira – Gerente Geral De Certificação – Abnt
Sophie Clivio – Gerente De Política Técnica – Iso
Eduardo Campos De São Thiago – Gerente De Relações Internancionais – Abnt
Laila Pieroni Ribeiro – Gerente De Comunicação e Eventos – Abnt
Thalita Romano De Albuquerque Pontes – Analista e Relações Internacionais – Abnt
Vanessa Mendes Cunha – Analista de Relações Internacionais – Abnt
Fórum Empreendedorismo – Atividade Cultural – Teatro Os Inclusos e os Sisos, Mobilização pela Diversidade – Auditório – 14h às 15h30
Apresentação: Projeto de arte e transformação social que aborda a convivência da diversidade humana
Descrição: O grupo, formado por jovens atores, foi capacitado pela Escola de Gente que, de forma lúdica e provocativa, criou esquetes sobre inclusão com o objetivo de mobilizar públicos distintos para a prática de uma sociedade inclusiva.
Participantes: Bruno Perlatto, Diego Molina, Marco Sampaio, Natália Simoneti, Talita Werneck
Fórum Empreendedorismo – Oficina 3 – Ecossistemas de mercados inclusos na América Latina – Multiuso 1 – 14h às 16h
Objetivo: Debater os desafios da construção de um ecossistema de apoio ao desenvolvimento de negócio que buscam impacto social e ambiental além do econômico, promovendo uma discussão entre os diversos atores que compõem esse ambiente, como fundos de investimento social, aceleradoras/incubadoras, governo e empresas.
Oportunidades: Visualizar o funcionamento de um ecossistema de mercados inclusivos e os impactos positivos desse ambiente.
Participantes: Christian Marlin, Gabriela Flores, Marcus Regueira e Renato Seiki Kyiama
Mediador: Rob Parkinson
Fórum Empreendedorismo – Oficina 4 – A força dos negócios a serviço da sociedade – Multiuso 2 – 14h às 16h
Objetivo: Apresentar e fomentar iniciativas que contribuam para fortalecer e ampliar o campo de negócios cujos produtos e serviços sirvam à população de baixa renda em mercados emergentes. Mostrar a tipologia de vários negócios sociais apoiados por incubadoras e aceleradoras de organizações cuja essência é servir à sociedade.
Oportunidades: Conhecer como as empresas podem atuar na resolução de problemas sociais e ambientais, com performance e resultados de alto impacto.
Participantes: Alex Pryor, Glaison José Citadin, Maria Emilia Correa, Maria Pacheco
Moderador: Paulo Itacarambi
Fórum Empreendedorismo – Painel 2 – Modelos de Negócios para a Nova Economia – Auditório – 16h30 às 18h30
Objetivo: Mostrar que modelos de negócios inclusivos não são ideias abstratas. Empreendedores em todo o mundo estão desenvolvendo negócios para a melhorar a qualidade de vida das pessoas de baixa renda. Quais são os caminhos do sucesso desses empreendimentos? É uma das perguntas que este Painel pretende discutir.
Oportunidades: Conhecer exemplos de modelos de negócios para a base da pirâmide e contribuir com ideias e experiências sobre o desenvolvimento de modelos de negócios inclusivos
Palestrantes: Carmen Correa, Luiz Ros, Margot Brandenburg, Valeria Budinich
Moderador: a confirmar
Fórum Empreendedorismo – Oficina 5 – Ativismo e mobilização em tempos de rede: casos contemporâneos – Multiuso 1- 16h30 às 18h30
Objetivo: Discutir a formação e a organização dos agentes de mudança que disseminam ideias e mobilizam pessoas para uma sociedade mais sustentável, justa e inclusiva. Analisar a natureza da mobilização social e do ativismo contemporâneo a partir do uso das tecnologias de informação e comunicação.
Oportunidades: Dedicada especialmente à juventude, o encontro é uma oportunidade de conhecer iniciativas e ferramentas que combinam a ação na web com a prática do ativismo e da mobilização.
Participantes: Cássio Martinho, Lucas Campodonico, Marcel Taminato, Rodrigo Bandeira
Moderadora: Lucenir Gomes
Fórum Empreendedorismo – Oficina 6 – Empreendedorismo Social frente às mudanças climáticas – Multiuso 2 – 16h30 às 18h30
Objetivo: Conhecer e debater estratégias empreendedoras para a mitigação das mudanças climáticas e a construção de uma economia baixa em carbono.
Oportunidades: Conhecer estratégias e experiências de empreendedores em tempos de mudanças climáticas.
Participantes: Almil Suruí, Carlos Monge, Francisco Fonseca, Hortencia Soles, Ivan Arnold, Tasso Azevedo
Moderador: Ramiro Fernandez
Show com Os Ritmistas formado por Stephane Sanjuan, Domenico Lancellotti e Dany Roland – 17h
Prêmio-E – 19h às 21h
O Instituto-E, em parceria com a UNESCO e a Prefeitura do Rio de Janeiro, promove a primeira edição do Prêmio-e, iniciativa de Oskar Metsavaht, que visa reconhecer as iniciativas mais representativas para o desenvolvimento socioambiental nos últimos 20 anos. O Prêmio-E contará com a presença de autoridades e de alguns dos maiores especialistas do mundo em sustentabilidade e meio-ambiente, além do prefeito Eduardo Paes.
Os troféus são divididos em seis categorias orientadas pelos focos de atuação do Instituto-E: Earth (Terra), Environment (Meio Ambiente), Energy (Energia), Education (Educação), Empowerment (Empoderamento) e Economics (Economia). Estão previstas ainda duas categorias especiais de premiação, chamadas E-Brigaders: uma em âmbito nacional e outra, internacional. A categoria Empoderamento será aberta a voto popular e a sociedade poderá votar em um dos três concorrentes, pelo site do Instituto-E (www.institutoe.org.br).
Serão contemplados pelo Prêmio-E as seguintes personalidades e/ou projetos:
- Sylvia Earle (oceanógrafa) – Environment;
- Corrado Clini (Ministro do Meio Ambiente da Itália) – Energy;
- Russell Mittermeier (presidente da Conservation Internacional) – Earth;
- Instituto Terra (Sebastião Salgado e Lélia Wanick Salgado) – Education;
- Reciclanip (Eugênio Deliberato) – Economics;
- Tião Santos – Empowerment;
- Carta da Terra (Mirian Vilela) – Vitae Civilis (Marcelo Cardoso) – Empowerment;
- o Benki Piyãko – e-brigader nacional;
- Maurice Strong – e-brigader internacional (veja abaixo perfil completo de todos)
Assessoria de Imprensa Humanidade2012 – In Press Porter Novelli