Prêmio Camélia
Rio de Janeiro – Ocorreu na noite desta segunda-feira (31/05), no Vivo Rio a entrega do Prêmio Camélia da Liberdade 2010, poromovido pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP).
Em sua 5ª edição, o prêmio teve como tema “João Cândido – O Marinheiro da Liberdade. 100 anos da Revolta da Chibata”, contou com o patrocinado do Governo Federal e do Programa Petrobas Desenvolvimento e Cidadania.
Criado em 2004, o prêmio, é uma forma de o CEAP homenageia instituições de ensino, empresas, jornalistas e personalidades que se destacaram na defesa da igualdade racial no país. Tendo como objetivo, reconhecer iniciativas baseadas nas ações afirmativas, destinadas a inclusão social de negros e afro-descendentes.
Coube a Valquíria Ribeiro e Sérgio Loroza a apresentação dos indicados e os vencedores ao público.
Os vencedores
Categória – Universidade: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade Federal do Rio Grande do SUl e Centro Universitário Estadual da Zona Oeste/RJ.
Categória Imprens: Joyse Ribeiro (SBT), Clarissa Monteagudo (Jornal Extra) e Maurício Pestana (Revista Raça Brasil).
Menção Honrosa para Veículos na Web: Jornal Ìrohin, Afropress e Informativo Léila Gonzalea.
Destaque Empresarial: TAM Linhas Aéreas S.A.
Menção Honrosa: Orgulho de Nossas Raaízes Africanas: Mãe Regina de Bongbose – Axé Ilê Yamim (in Memorian), Mãe Agripina D’Xangô – Ilê Axé Opô Afonjá e Ya Davina D’Omulú – Ilê Omolú e Oxum.
Categória Personalidades: Milton Gonçalves (ator), Geraldo José Natalino (Padre Gegê) e Henrique Pessoa (professor e delegado).
O evento contou ainda com a participação musica de Marcelo Moreira, Teresa Cristina, Sandra de Sá e Grupo Fundo de Quintal.