Humanidade 2012 – Balanço final do evento
COM A PRESENÇA DE 210 MIL PESSOAS, HUMANIDADE 2012 CONSAGRA-SE COMO O EVENTO DE MAIOR SUCESSO DA RIO+20
Evento recebeu ministros, empresários, pesquisadores, representantes de ONGs e da sociedade civil para seminários e debates sobre temas pertinentes ao futuro do planeta
O projeto Humanidade 2012, realizado pela FIESP, Fundação Roberto Marinho, Sistema FIRJAN, Senai-Rio, Senai-SP, Sesi-Rio e Sesi-SP, com patrocínio da Prefeitura do Rio, Caixa Econômica Federal e Sebrae, recebeu mais de 210 mil pessoas entre os dias 11 e 22 de junho. O evento, que aconteceu no Forte de Copacabana, foi reconhecido pelo público como um dos mais importantes e relevantes durante o período da Rio + 20, possibilitando que a sociedade civil tivesse acesso a informações e debates sobre crescimento econômico, desenvolvimento tecnológico e de infraestrutura e conservação ambiental.
Realizado num dos principais cartões postais da cidade, em área de 7 mil metros quadrados, e ocupando uma estrutura com a altura de um prédio de seis andares, o Humanidade 2012 presenteou o público carioca e os visitantes da cidade com uma exposição gratuita, com direção artística de Bia Lessa. Misturando educação, tecnologia e cultura, a exposição mostrou o poder de transformação do homem através dos tempos, como sua intervenção alterou a ordem natural da Terra, e indicou caminhos para uma reflexão: como podemos hoje contribuir para um mundo melhor.
Entre as pessoas que visitaram o Humanidade 2012, cerca de 10 mil foram estudantes dentro do programa de visitação escolar.
Programação
O Humanidade 2012 foi palco de 49 eventos, entre seminários, debates e fóruns, além da programação cultural, que incluiu shows de Caetano Veloso, Maria Bethania e Zeca Pagodinho, todos com distribuição gratuita de convites para o público.
Espaço democrático, onde o objetivo comum de todos estava na busca de atitudes e compromissos para um planeta sustentável e em contínuo desenvolvimento, o Humanidade 2012 estimulou o diálogo entre ONGs e a iniciativa privada, entre ambientalistas e pesquisadores.
Durante o evento, a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e a FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) apresentaram o documento de posicionamento das instituições sobre os temas da Rio+20. Com o título ”A desigualdade é insustentável”, o documento foi entregue ao vice-presidente da República, Michel Temer, durante a abertura do Humanidade 2012, à ministra de Meio Ambiente Izabela Teixeira, e também à delegação brasileira que participou das negociações oficiais.
O Humanidade 2012 recebeu a visita dos Ministros Antonio Patriota, Relações Exteriores; Izabella Teixeira, Meio Ambiente; Celso Amorim, Defesa; Mendes Ribeiro Filho, Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Pepe Vargas, Desenvolvimento Agrário; Edison Lobão, Minas e Energia; Ana de Hollanda, Cultura; Aldo Rabelo, Esportes; e Fernando Pimentel, Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Além de Helena Chagas, Ministra-Chefe Da Secretaria De Comunicação Social Da Presidência Da República; Luiza Helena De Bairros, Ministra-Chefe Da Secretaria De Políticas De Promoção Da Igualdade Racial; e Eliana Calmon, Ministra Do Superior Tribunal De Justiça.
Principais encaminhamentos dos seminários do Humanidade2012
Agronegócio
- Na questão de segurança alimentar, o debate promovido pela indústria consolidou a perspectiva de que o Brasil será mesmo o grande fornecedor de alimentos para o mundo e que muitas das políticas de produção já adotadas pelo agronegócio brasileiro são notoriamente sustentáveis.
- Autoridades no assunto, como o Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, o ex-ministro Roberto Rodrigues e pesquisadores da Embrapa concordaram que há um equilíbrio tênue nos estoques mundiais de alimentos e que a ampliação da produção depende de um novo salto tecnológico.
- Durante o Humanidade 2012, foi o realizado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) encontro reunindo mais de 30 ministros de Agricultura de países da Ásia, Europa, África e América, com foco em discutir a questão da segurança alimentar e como o Brasil pode contribuir neste aspecto.
Meio Ambiente
- O debate sobre biodiversidade trouxe ao Humanidade 2012 o secretário Nacional de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Bráulio Dias, que é também o secretário executivo do Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica. A FIESP realizará uma análise dos 20 pontos acordados na Conferência sobre Biodiversidade, realizada em 2010, no Japão, e enviará sua contribuição ao secretário.
- No encontro sobre Produção e Consumo Sustentável, recebemos a presença do chefe de Consumo e Produção Sustentáveis do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), Arab Hoballah. Ele teceu elogios às iniciativas da indústria, como programas de produção mais limpa e posicionamentos sobre as questões ambientais aliadas ao desenvolvimento econômico e social.
- O diretor do DMA da FIESP, Nelson Pereira dos Reis, também se encontrou com Achim Steiner, diretor executivo do PNUMA. Há intenção de elaborar um protocolo de cooperação que tenha foco em ações junto às micro e pequenas indústrias, bem como nos arranjos produtivos.
- Todos os eventos contaram com a presença de representantes do Ministério do Meio Ambiente.
- O presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, reconheceu o esforço que a indústria do estado de São Paulo faz quanto ao reuso da água e disse que intensificará a divulgação dessas experiências em outros Estados do Brasil.
Responsabilidade Social
- Fórum Equidade de Gêneros trouxe a tona discussões importantes como o posicionamento da mulher no futuro do planeta e a igualdade de gênero como forma de equidade econômica e social e erradicação da pobreza.
- O evento contou com a presença das ministras Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Luiza Helena de Bairros (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), da prefeita do Guarujá, Maria Antonieta de Brito, da senadora Marta Suplicy e de Isabel Martinez Lozano (representante internacional de políticas pró-equidade de gênero na Espanha), entre outras representantes em cargos de destaque em diversos setores.
- Creches – Durante o evento, o presidente da FIESP propôs ao presidente da FIRJAN uma nova campanha das duas entidades. Uma grande mobilização envolvendo setor público e privado, com o objetivo de assegurar creches a cerca de 400 mil mães que trabalham fora e não têm onde deixar seus filhos. No Estado do Rio aproximadamente 100 mil mães não têm onde deixar seus filhos, enquanto no Estado de São Paulo esse número é de cerca de 300 mil.
Energias renováveis
- Durante o seminário Energias Renováveis para o Desenvolvimento Sustentável, os presidentes da FIESP e da FIRJAN, os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário), o presidente da Eletrobrás, José Costa Neto, e o diretor geral brasileiro da Itaipu binacional, Jorge Samek, assinaram protocolo de intenções para desenvolver tecnologia limpa para o biogás em um centro que será conhecido como CIER-Biogás.
- O CIER-Biogás é o primeiro centro do mundo com ênfase em biogás e será coordenado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO).
- Este evento trouxe ao Humanidade 2012 representantes do setor energético brasileiro e mundial para discutir o uso de energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.
Infraestrutura e Sustentabilidade
- Um debate inédito reuniu representantes do setor industrial, ONGs, especialistas e ambientalistas no evento Infraestrutura e Sustentabilidade. Na mesma mesa estavam o vice-presidente da FIESP, Benjamin Steinbruch, a presidente do conselho do Greenpeace Internacional, Ana Toni, o consultor ambientalista, Fábio Feldmann, e o consultor do ministério do Meio Ambiente, Tasso Azevedo, entre outros.
- Resultados: Benjamin Steinbruch propôs ao Greenpeace uma colaboração entre as instituições para estudar possíveis campos de atuação conjunta.
- A presidente do Greenpeace, Ana Toni, acatou e disse que adoraria contar com a parceria da FIESP e da FIRJAN em três campanhas: fim do desmatamento, revolução energética e proteção dos oceanos.
Biocombustíveis para aviação
- A FIESP e a FIRJAN lideraram na Rio+20 o debate sobre viabilidade comercial e uso de biocombustíveis na aviação.
- Financiado conjuntamente por três instituições – Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Boeing e Embraer – o projeto em discussão analisa um dos processos que permite a produção de biocombustíveis para aviação a partir da cana-de-açúcar (processo Amyris). Como resultado, espera-se a difusão dos benefícios da utilização de combustíveis provenientes de fontes renováveis, inclusive na aviação. Só lembrando, o Brasil já é o segundo maior consumidor de biocombustíveis em automóveis do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.
CJE
- O Comitê de Jovens Empreendedores da FIESP (CJE) convidou o líder do grupo Afroreggae, José Junior, para contar sua experiência com inclusão social, que tem ampla parceria com o setor privado. Ele disse que os empresários também podem contribuir para uma transformação social, uma quebra de paradigmas.
SESI/SENAI
- SESI/SENAI participaram do Humanidade 2012 com um seminário para 500 professores que teve como principais pontos os conceitos de sustentabilidade dentro de uma perspectiva educacional e a instrumentalização de docentes para incluir o tema nas práticas pedagógicas.
- Foi realizada a premiação do concurso “Heróis do Futuro”, iniciativa do Sistema FIRJAN, em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, com a participação do Sistema Fiesp, por meio da rede Sesi-SP e Senai-SP. O projeto “Heróis do Futuro” mobilizou alunos entre 10 e 15 anos, da rede Sesi-Senai dos dois estados, e de escolas municipais e particulares do Rio, para participarem de um jogo online que incentiva uma reflexão para os desafios de um desenvolvimento sustentável no mundo.
Forum de Empreendedorismo Social na Nova Economia
- De 15 a 17 de junho, os mais de dois mil participantes do Forum de Empreendedorismo Social na Nova Economia demonstraram serem verdadeiros agentes de construção de uma sociedade mais sustentável e justa. São pessoas ávidas por informação e formação. Ao longo desses três dias foram discutidos, além dos valores que podem construir um novo conceito de sociedade – como a Empatia e o Cuidado – o lado prático do planejamento urbano, do acesso à água , dos mercados inclusivos. A partir daqui, a rede de parceiros e empreendedores que se formou terá continuidade com diálogos pela internet, encontros e também estará presente no fórum Mundial de Negócios Sociais organizado pela NESst, que acontece no Rio de 16 a 18 de outubro deste ano.
www.facebook.com/humanidade2012
www.twitter.com/humanidade2012
Assessoria de Imprensa Humanidade2012 – In Press Porter Novelli
Diretora de Atendimento: Renata Jordão