União do Parque Curicica faz junção de sambas para Carnaval de 2014

1240526_625648490800380_1253645044_n 1240526_625648490800380_1253645044_n

União do Parque Curicica faz junção de sambas para Carnaval de 2014

Compositores dos sambas 6 e 10 fizeram festa na quadra  da escola na madrugada desta sexta-feira. Letra oficial será conhecida logo mais


Após uma disputa acirrada com 10 sambas inscritos e quatro finalistas, a diretoria da União do Parque Curicica decidiu na madrugada desta sexta-feira (27) fazer uma junção de dois sambas para ser o hino que vai representar a escola no Carnaval de 2014. Os compositores do samba 6, a parceria de Washington Motta, Junior Bebezão, Thiago Silveira, Fael Cachinho e Vagner e do samba 10, parceria de Bola, Pitimbu, Dudu da Tijuca, Zé Luis e Claudio Russo, foram os vencedores.

 

– Foi uma decisão muito difícil, pois foram obras magnificas – destacou a presidente da escola, Kátia Paz. Ela ainda anunciou que o prêmio, que inicialmente de R$ 6 mil, será aumentado para ser dividido entre os campeões.


O resultado da competição emocionou os compositores estreantes autores do samba seis.

– Somos mais jovens do que a outras parcerias, sendo que temos os amigos que nos ajudaram muito na fase final com participações especiais. Nada se compara quando você vê a sua obra passando na Avenida e todos componentes cantando, é emocionante. – Declara Vagner Silva que já venceu no Coroado de Jacarepaguá e na Alegria da Zona Sul em 2011 e Mocidade da Cidade de Deus em 2012.

 

Já o veterano Claudio Russo, um dos compositores do samba dez, elogiou a decisão da diretoria da agremiação de unir as duas obras.

 

– Sou de Jacarepaguá, tenho muito amor por esse bairro. A disputa esse ano não deveu a nenhuma do Especial, foi muito bonita e muito boa. O resultado final é que a Curicica ganhou um grande samba – afirmou o compositor, logo após a vitória, enquanto comemorava junto com o companheiro Bola, autor do primeiro samba-enredo da agremiação em 1998. Este é o quarto ano de disputa de Bola e seu bicampeonato na agremiação.

 

Quem ficou satisfeito com a safra das obras para o Carnaval de 2014 foi o carnavalesco estreante na agremiação, Mauro Quintaes que desenvolve o enredo “Na Garrafa, no Barril, Salve a Cachaça! – Patrimônio Cultural do Brasil”.

 

Para ele, os compositores entenderam bem o enredo através da sinopse e dos encontros no barracão. Mauro também elogiou o trabalho do coreógrafo Helder Satiro. Segundo o carnavalesco, a proposta de Helder “casa bem” com a dos criadores do enredo


– Penso sempre que tem que ser um trabalho em conjunto. O Hélder é jovem, inteligente e com muita vontade de desenvolver um trabalho campeão. É uma boa mistura.

 

Por outro lado, o coreógrafo ‘rasga’ elogios ao carnavalesco Mauro Quintaes. Com sua equipe formada por 14 rapazes e uma única moça, ele espera realizar uma comissão de frente inovadora. A pesquisa corporal já começou, o figurino já entrou em fase de confecção e o grupo está fechando os ‘passos’ que serão levados à Avenida em 2014. A comissão, aliás, brindou o público presente com a coreografia do Carnaval 2013, antes do início da disputa.

 

– Trabalhar com o Mauro é juntar a fome com a vontade de comer – conta Helder.


Antes do início das apresentações dos sambas finalistas, a bateria, comandada pelo mestre Lollo entrou em cena pouco e começou a agitar os presentes com a apresentação dos casais de mestre sala e porta-bandeira, Wanderson Sodré e Mara Rosa, Raphael e Marcela e Yuri Pires e Osanna Batista e do grupo show de passistas liderado por Raphael Moraes. A modelo Alessandra Mattos foi apresentada como a nova rainha de bateria da agremiação.


A presidente da escola ainda confirmou que está grávida e que a chegada da bebê, Klara Paz, será no mês do carnaval. A pequena foliã deve nascer bem perto da escola entrar na Avenida, no mês de março.

 

Confira a letra provisória do samba vencedor:

 

Autores: Washington Motta, Junior Bebezão, Thiago Silveira, Fael Cachinho, Vagner Silva, Bola, Pitimbu, Dudu da Tijuca, Zé Luis e Cláudio Russo

CANA…
FONTE DE RIQUEZA DESTA TERRA
ERA VERDE VIROU OURO E AGUARDENTE
A MISTURA SAGRADA E PROFANA
DEU SAMBA…
DE PORTUGAL APORTOU E COLONIZOU
TROUXE A ESCRAVIDÃO
FEZ O NEGRO PLANTAR  E A MOENDA GIRAR
NÃO PODE PARAR A PRODUÇÃO
O VERDE DO NORDESTE DÁ O TOM
NO ENGENHO ATRAIU A COBIÇA
DEPOIS QUE A GARAPA FERMENTOU

 

ACALMA A ALMA DÁ FORÇA NA FÉ
NA SENZALA OU NO ARRASTA PÉ
PRO SOLITÁRIO QUE ESTÁ NA MULTIDÃO
A BRANQUINHA É PURA PAIXÃO

 

PINGOU A DANADA CACHAÇA
TRAZENDO RESSACA PRA COROA IMPERIAL
SE TORNOU UM FEITIÇO, PRO ÍNDIO UM SUSTO
ESTA ÁGUA É FOGO, É COISA DE BRUXO
MINERAÇÃO… NOVA ILUSÃO
AQUECE O BARROCO NA ARTE DAS MÃOS
BRASIL INCONFIDENTE, INDEPENDENTE VARONIL
O MARAFO DÁ FORÇA À NAÇÃO
É SÃO JOÃO … FESTANÇA
QUERO BEBER PARATY
E MISTURAR COM LIMÃO
CACHAÇA NÃO É ÁGUA NÃO

 

BATE O TAMBOR QUE O SAMBA VAI COMEÇAR
ALÔ GARÇOM TRAZ A BRANQUINHA PRA CÁ
E SE TEM CACHAÇA O POVO FICA,
O POVO FICA NO EMBALO DA CURICICA

 

 

* Vídeo – Ronaldo Yllê e intérpretes de apoio cantando o samba 2014 – http://www.youtube.com/watch?v=JNpl865Hn74

* Vídeo – Comemoração dos compositores campeões – http://www.youtube.com/watch?v=2h4ckKIGnrM

 

 

 

Geissa Evaristo e Laura Machado

-Assessoria de Imprensa-

 

Ricardo Almeida

-Fotografia-

G.R.E.S. UNIÃO DO PARQUE CURICICA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 5 =